Gorillaz celebram 25 anos com exposição imersiva ''House of Kong''

29-05-2025

Os Gorillaz vão comemorar o seu 25.º aniversário com pompa e circunstância através da inauguração da "House of Kong", uma exposição imersiva que promete transportar os fãs para o coração do universo criativo da banda virtual mais icónica do século XXI. O evento terá lugar entre 8 de agosto e 3 de setembro, na Copper Box Arena, em Londres.

Descrita como "uma experiência para os corajosos e audazes", a mostra abre pela primeira vez ao público as portas dos lendários Kong Studios — o fictício quartel-general onde nasceram 2D, Murdoc, Noodle e Russel. Desde a sua estreia em 2000 com Tomorrow Comes Today, estas personagens animadas, criadas por Damon Albarn e o ilustrador Jamie Hewlett, têm vindo a desafiar os limites da música, da imagem e da cultura pop.

De acordo com o comunicado oficial citado pela revista Rolling Stone, "os visitantes da 'House of Kong' embarcarão numa viagem pelas desventuras, inovação musical e caminhos virtuais do grupo". A exposição pretende celebrar não só o percurso visual e sonoro dos Gorillaz, mas também o seu papel pioneiro na fusão entre o real e o digital — muito antes desta se tornar uma tendência dominante.

Os bilhetes já estão disponíveis no site oficial, com preços entre as 28 e as 40 libras.

Como parte das celebrações, foram ainda anunciados quatro concertos exclusivos e de capacidade limitada, agendados para os dias 29 e 30 de agosto, e 2 e 3 de setembro, no mesmo recinto. Estes espetáculos marcam o regresso ao palco dos Gorillaz, após a última atuação no festival Coachella, em 2023.

Em entrevista à revista francesa Les Inrockuptibles, Damon Albarn revelou ainda que o grupo prepara novas surpresas para breve: "Estou a terminar um novo álbum dos Gorillaz. Uma ópera e um novo disco no mesmo ano já me parecem suficientes para 2025... a menos que alguém me acuse de estar a abrandar o ritmo!".

O mais recente álbum da banda, Cracker Island, lançado em 2023, contou com colaborações de nomes sonantes como Bad BunnyStevie Nicks, Tame ImpalaBootie BrownThundercatBeck e Adeleye Omotayo.

Com um percurso artístico singular, os Gorillaz continuam, 25 anos depois, a quebrar barreiras e a reinventar-se. A "House of Kong" promete ser um dos pontos altos do verão londrino — uma celebração imersiva à altura de uma banda que se tornou um fenómeno cultural global.

O nosso convidado é Bruno Sobral, o músico e produtor que dá vida a Tsunamiz, um dos projetos mais originais e independentes da cena musical portuguesa. Ao longo da última década, construiu um percurso singular: sete álbuns editados, dezenas de singles e um estilo inconfundível que cruza indie pop, rock alternativo, música eletrónica, hip hop e...

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Aos 17 anos, Afonso Silva é já uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa. Natural de Portimão, o jovem cantor e compositor deu os primeiros passos no fado — género que ainda hoje marca a sua forma intensa de interpretar — e tem vindo a construir um percurso artístico que cruza música, teatro e dança.

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...