Gisela João e Xinobi levam o fado para a pista de dança

Em "Fado Para Esta Noite" a inconfundível voz de Gisela João junta-se a um místico instrumental de Xinobi. O resultado é um tema intenso em que o fado ganha uma nova abordagem sem, no entanto, perder o sentimento ou as suas raízes.

Depois de conhecer Gisela João no espectáculo "Caixinha de Música", no qual a fadista interpretava 15 temas de diversos compositores tão diferentes como Frank Sinatra ou Amy Winehouse, Xinobi concluiu que tinha de trabalhar com alguém com aquela voz e personalidade. Misturar Electrónica e Fado nunca foi uma premissa para Xinobi, mas passou a ser, sobretudo depois de ouvir o disco de estreia da artista.

Xinobi explica que a electrónica e o fado "são dois géneros muito difíceis de fundir", sendo que este novo single "tornou-se provavelmente num dos maiores desafios" a que já se propôs, sendo certo e sabido que explorar outras roupagens num género musical tão tradicional e português quanto o fado é caminhar em terreno sinuoso. Ainda assim, depois de testar a faixa em alguns clubs e no Festival NOS Alive, percebeu pela reacção do público que o tema teria de ser editado.

A versão original deste tema é faixa de abertura do segundo disco de Gisela João, "Nua" (ouvir aqui), editado em 2016 com selo Valentim de Carvalho. Neste trabalho, Gisela dá voz às palavras de alguns poetas da actualidade, visita temas clássicos e tradicionais e surpreende-nos mostrando que, vinda de onde vier - e vem de muitos sítios - a música que passa pela voz de Gisela João é fado. É esse o seu fado. 

Valentim de Carvalho

Publicidade