Gilberto Gil anuncia espetáculos em Portugal

27-06-2023

No dia em que comemorou 81 anos, Gilberto Gil anunciou "Aquele Abraço Tour", a celebração de uma carreira de 60 anos, dos quais 50 de digressões mundiais, que começaram em 1971. Neste outono de 2023, acompanhado pelos seus filhos Bem e José, e pelo neto João, Gilberto Gil fará uma homenagem aos teatros de maior prestígio da Europa. Salas que lhe deram palco para apresentar a sua música e a diversidade da cultura brasileira. Em Portugal apresentará as canções de maior sucesso da sua longa carreira nos Coliseus de Lisboa e Porto, respetivamente no dia 30 de outubro e 2 de novembro. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

Gilberto Gil começou a sua carreira tocando acordeão, ainda nos anos 50, inspirado por Luiz Gonzaga, pelo som da rádio e pelas procissões à porta de casa no interior da Bahia, até que surge João Gilberto, a bossa nova, e também Dorival Caymmi, com as suas canções imbuídas de praia e do mundo litoral, tão diferente do sertão. Gil deixa de lado o acordeão e empunha o violão, e em seguida a guitarra elétrica, que abrigam as harmonias particulares da sua obra até hoje. Desde cedo retrata o Brasil nas suas canções e a sua musicalidade vai ganhando formas rítmicas e melódicas muito pessoais. Depois veio o encontro com Caetano Veloso e o nascimento do Tropicalismo, movimento libertário que enfrenta a ditadura com as suas atitudes e criações artísticas, levando ao exílio de ambos em Londres, onde as experiências de Gil acabam por enriquecer a sua obra.

Ao regressar ao Brasil dá continuidade ao lançamento de uma vasta coleção de álbuns, clássicos que perduram até os dias de hoje. Ao todo são quase 60 discos, que venderam perto de 4 milhões de cópias, e com os quais Gilberto Gil arrecadou 9 Grammys.

Em 2002, após sua nomeação como Ministro da Cultura, Gil passa a circular também pelo universo sócio político, ambiental e cultural no plano mundial, participando em Fóruns, Seminários e Conferências, trabalhando temas que vão desde novas tecnologias, direito autoral, cultura e desenvolvimento, diversidade cultural e o lugar dos países do sul do planeta no mundo globalizado.

As suas múltiplas atividades são reconhecidas por vários países, que já o nomearam, entre outros, Artista da Paz pela UNESCO em 1999, Embaixador da FAO, além de condecorações e prémios como a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, Légion d' Honneur de França, Sweden's Polar Music Prize, entre outros.

Em 2015 e 2016 celebrou com Caetano Veloso os 50 anos de carreira com um concerto histórico – Dois Amigos, Um Século de Música. Em 2017, comemora os 40 anos do lançamento de um dos seus discos mais emblemáticos "Refavela", com uma longa tournée, e no ano seguinte lança o álbum Ok Ok OK que versa sobre a família, a doença que experimentou e o questionamento do lugar que a sociedade lhe exige. O álbum foi vencedor do Grammy Latino em novembro de 2019 na categoria Melhor Álbum de Música Brasileira.

Em 2021, o reconhecimento da sua vida e obra chegaram através da nomeação de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Berklee e de imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL) para ocupar a cadeira número 20.

No ano passado, Gilberto Gil fez uma digressão de comemoração dos seus 80 anos, com toda a família em palco. A tour foi filmada para a 2a temporada de uma série da Amazon Prime Video que chegará ao público no próximo dia 30 de junho de 2023 - ̈Viajando com os Gil ̈. A 1a temporada foi ̈Em Casa com os Gil ̈, um grande sucesso do canal.

LIVECOM | FOTO:D.R.

Jimin, membro dos BTS, ícones pop do século XXI, acaba de lançar o seu segundo álbum a solo, "MUSE", já disponível nas lojas e plataformas digitais. O álbum chega um ano depois do lançamento do seu primeiro álbum a solo, "FACE".

Publicidade