''Garrano'', de David Doutel e Vasco Sá, selecionado para o festival de Sundance

14-12-2022

A curta-metragem Garrano, de David Doutel e Vasco Sá, foi selecionada para o festival de Sundance, o maior festival de cinema independente dos Estados Unidos e um dos mais importantes do mundo.

De acordo com o anúncio feito nesta terça-feira pela organização, Garrano é o único filme português selecionado para a competição de curtas-metragens do Sundance 2023, que decorrerá entre 19 e 29 de janeiro na cidade de Park City, no Utah.

Esta é a primeira vez que um filme de animação português é selecionado para o festival norte-americano.

Nas palavras de David Doutel e Vasco Sá, "o filme Garrano nasce da vontade de abordar e refletir sobre o grave e endémico problema dos incêndios florestais" em Portugal. "Um cavalo garrano é forçado a puxar uma carga pesada sob um sol escaldante. O jovem Joel descobre um homem que está prestes a incendiar uma floresta", lê-se na sinopse desta que é a quarta curta assinada pela dupla.

Produzido pelo BAP - Animation Studio (Portugal), com co-produção da ArtShot (Lituânia), o filme cruza animação 2D tradicional com pintura a óleo e pintura digital.

Garrano teve a sua estreia internacional em junho passado em Zagreb e Annecy, festivais de referência na área da animação. Em Portugal, o filme estreou-se no Curtas Vila do Conde, onde venceu o Prémio do Público, e, desde então, tem sido exibido e galardoado em vários festivais nacionais e internacionais.

David Doutel e Vasco Sá começaram a co-realizar filmes de animação há 12 anos. A dupla de realizadores portuense estreou-se com a curta O Sapateiro (2011), à qual se seguiram Fuligem (2014), Agouro (2018) e, agora, Garrano (2022). Neste momento, estão a trabalhar na sua primeira longa-metragem de animação, Una.

David Doutel e Vasco Sá são co-fundadores do BAP - Animation Studio, criado em 2011, de onde têm saído filmes de autores como Alexandra Ramires, Laura Gonçalves, Alexandre Siqueira, entre outros, que têm marcado presença e conquistado prémios nos mais importantes festivais de cinema do mundo, entre os quais Cannes, Clermont-Ferrand, Toronto e Annecy.

©BAP - Animation Studio 

Publicidade