Gaiteiros de Lisboa - Apresentam novo álbum ''Bestiário''

Os Gaiteiros de Lisboa lançaram o tão aguardado novo álbum no passado mês de abril. "Bestiário" é o sexto disco de originais dos seus quase 30 anos de carreira e teve edição pela Uguru. Os sopros tradicionais, a percussão e as polifonias vocais continuam no centro, a música ao seu redor continua a ser surpreendentemente moderna, inventiva, viva, contemporânea e ao mesmo tempo intemporal.

Clique na imagem para ver o videoclip "Brites de Almeida"

É o caso de "Brites de Almeida", o tema escolhido como primeiro avanço do disco.

Com letra de Carlos Guerreiro e música de Carlos Guerreiro e Sebastião Antunes é um tema inédito, mas parece um clássico tradicional só agora reencontrado.

Com esta narrativa, os Gaiteiros de Lisboa pretendem desmitificar uma "semi-lenda" da história de Portugal, a de Brites de Almeida (Padeira de Aljubarrota) - que, com a sua pá de padeira, teria matado sete castelhanos que encontrara escondidos num forno - de um tempo em que a verdade histórica era adaptada para exaltar e enaltecer os portugueses como grandes heróis, sobretudo em relação aos castelhanos.

O videoclipe foi realizado por Miguel Veríssimo e protagonizado por Carla Vasconcelos e pelos próprios Gaiteiros de Lisboa. Filmado num único plano de sequência, pretende, com algum humor, fazer a tradução visual da narrativa da canção usando uma abordagem estética que combina o teatro mediaval e o teatro minimal (inspirado no filme "Dogvílle" do realizador Lars von Trier).

"Bestiário" confirma como os Gaiteiros de Lisboa, trinta anos depois do início e com uma formação nova, continuam a ser "outra coisa", a habitar o mesmo universo privado alheio a modas passageiras e aberto a tudo o que nele caiba. Ou seja, os mesmos Gaiteiros de sempre: imprevisíveis, inconfundíveis, imprescindíveis.

Os Gaiteiros de Lisboa são Carlos Guerreiro, Miguel Quitério, Miguel Veríssimo, Paulo Charneca, Paulo Tato Marinho e Sebastião Antunes.

20 de julho | Festival de Músicas do Mundo de Sines | Porto Covo
Foto: Direitos Reservados

Publicidade