Gaia World Music está de regresso a Vila Nova de Gaia

30-08-2025
Galandum Galundaina
Galandum Galundaina

De 5 a 7 de setembro, a Serra do Pilar recebe artistas de diferentes geografias e sonoridades, num cartaz que cruza tradição e contemporaneidade, sempre com a música como linguagem universal. De acordo com Paulo Preto, curador do festival, "o Gaia World Music tem vindo a afirmar-se como um espaço multicultural que reflete a enorme variedade de estilos, instrumentos e linguagens que se cruzam sob o chapéu da World Music"

O festival começa a 5 de setembro diretamente da Hungria, pela energia contagiante dos Duckshell, prova viva de que o fenómeno pós-rock jazzy do sul de Londres encontrou o seu caminho para leste. Segue-se a voz de Ganna Gryniva, cantora ucraniana dedicada a reavivar e reinventar as músicas ancestrais do seu país. O primeiro dia encerra com a poderosa presença de Mo'Kalamity, artista cabo-verdiana radicada em Paris, cuja voz marcante no reggae ecoa mensagens universais de resistência e esperança.

A segunda noite abre com a mestria de Óscar Ibáñez, gaiteiro e flautista galego que, a partir das suas raízes, constrói uma fusão musical atlântica de grande intensidade. A viagem continua com Syla Project, projeto de fusão africana que atravessa sonoridades do jazz, flamenco e música latina. A noite termina em festa com a energia da banda colombiana La Chiva Gantiva, que transforma cada concerto numa celebração coletiva.

O encerramento, a 7 de setembro, fica a cargo de uma das maiores referências da música tradicional portuguesa, os Galandum Galundaina, grupo que tem levado ao mundo as raízes e a força da terra de Miranda do Douro, num concerto que promete emocionar e celebrar a portugalidade e a língua mirandesa.

 O festival conta ainda com um DJ set de DJ Goalkeeper, todos os dias, pelas 19h30, e animação de rua pelos Real Rockers Sound System e Anima Dixie.

O acesso ao festival é gratuito, mediante levantamento de pulseira no Edifício Praça (R. 20 de Junho, nº 1, 4430-256 Vila Nova de Gaia), a partir de 1 de setembro, entre as 09h00 e as 16h00, e, nos dias do evento, no quiosque situado à entrada do festival.

A 6ª edição do Gaia World Music espera, à semelhança de anos anteriores, mover uma audiência de cerca de 5.000 pessoas, consolidando-se como um dos encontros mais significativos de celebração da diversidade cultural em Portugal.

MEDIAsounds | Foto:D.R. 

Tiago Bettencourt despediu-se de 2025 com duas atuações marcantes que assinalaram a estreia ao vivo do seu novo álbum, Foz. O Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, e a Super Bock Arena, no Porto, receberam o músico em nome próprio para dois concertos intensos e imersivos, onde música, luz e proximidade se cruzaram para criar uma experiência rara de...

Foi no passado dia 18 de dezembro que se realizou a gravação do programa Choque Frontal ao Vivo, da rádio Alvor FM, numa edição especial de Natal e a última do ano de 2025, que contou com De Rose como convidado.