FRED conquista Lisboa em noite de apresentação do novo disco de originais

22-02-2022

Fred Pinto Ferreira subiu ao palco do Lux Frágil na passada quinta-feira para apresentar o seu novo disco "Series Vol. 1 - Madlib". O baterista e produtor enfrentou uma casa cheia com os originais do segundo registo de estúdio em nome próprio, naquele que se pode garantir como um dos concertos mais marcantes que Lisboa recebeu ao longo deste ano.

Presenciou-se nesta noite uma verdadeira viagem estratosférica, numa união entre o groove, o requinte e a sofisticação. A seu lado o músico contou um quinteto de experimentados músicos jazz: Eduardo Cardinho no vibrafone; Tomás Marques no saxofone; José Garcia no baixo; Karlos Rotsen no Piano e Rhodes; e Diogo Santos nos teclados e piano.

Neste novo trabalho testemunha-se Fred a tocar bateria como até hoje não tinha tocado - apesar de não haver dúvidas de que é um baterista exímio, com uma plástica impressionante que vai do punk-rock ao boom-bap. São 10 faixas que levam quem as ouve a entrar numa viagem sónica de alta execução orquestrada por um músico de excelência que, ao fim de tantos anos a fazer música em múltiplas dimensões, ainda tem a capacidade de encontrar novos desígnios e fazer cumpri-los. A versão em vinil de "Series Vol. 1 - Madlib" chega em março e até lá o disco pode ser encontrado em todas as plataformas de streaming.

O sucessor do primeiro trabalho em nome próprio "O amor encontra-te no fim", é por si só um enorme tributo a Otis Jackson Jr. Neste disco, é arrebatadora a capacidade de dar nova vida e reescrever com tanta elegância aquilo que muitas vezes parecem esquissos - ainda que a roçarem a perfeição - desse grande mestre da produção.

Com mais de 20 anos de carreira, o baterista e produtor tem com a música uma relação quase umbilical. Dos longínquos Yellow W Van aos Orelha Negra, passando pelos Buraka Som Sistema e a Banda do Mar, cada disco que passa pelas mãos de Fred Pinto Ferreira torna-se um caso cada vez mais sério.

novo álbumFred no Lux Frágil 2022

 Think Out Loud | Fotos: Sebas Ferreira

Publicidade