FLEETWOOD MAC ''Rumours Live'' :: 1ª edição como duplo álbum ao vivo do concerto de 1977 no Forum, Los Angeles

29-07-2023

Os Fleetwood Mac estavam em grande forma em agosto de 1977, quando regressaram à sua terra de adoção, no sul da Califórnia, para darem três concertos no Forum, em Los Angeles. O álbum Rumours tinha saído há apenas semanas algumas atrás quando a banda iniciou, em setembro, uma digressão mundial, regressando seis meses depois para os concertos no Forum perante quase 50 000 fãs.

Rumours foi #1 na América e em muitos outros países e tornou-se um dos álbuns mais vendidos de sempre. As suas vendas já ultrapassaram a marca dos 40 milhões de cópias e foi certificado com uns impressionantes 21 Discos de Platina nos EUA, 14 no Reino Unido e 13 na Austrália e na Nova Zelândia.

RUMOURS LIVE captura a energia e a excitação do primeiro concerto no Forum, em 29 de agosto de 1977. Os temas do concerto de quase hora e meia provêm quase exclusivamente de Fleetwood Mac e Rumours, os dois primeiros álbuns gravados pela formação mais recente da banda e aquela que atingiu maior notoriedade constituída por Mick Fleetwood, John McVie e Christine McVie, Stevie Nicks e Lindsey Buckingham. O único tema dos restantes nove álbuns de estúdio da banda tocado no concerto foi "Oh Well" uma obra-prima de guitarra escrita pelo fundador da banda, o guitarrista Peter Green, e lançada em 1969.

A primeira edição de um tema do concerto só aconteceu em 2021, quando o tema "Gold Dust Woman" foi incluído como bónus track do álbum Live: Deluxe Edition, uma versão alargada editada pela Rhino do álbum ao vivo de 1980. As outras 17 canções nunca foram editadas.

RUMOURS LIVE será lançado em 8 de setembro em duplo CD e duplo LP, bem como ficará disponível nas plataformas digitais e de streaming. A versão em vinil preto apresenta dois discos de 180 gramas numa capa dourada e lacada da autoria de Chris Bellman, da Bernie Grundman Mastering.

O engenheiro de som Ken Caillat, que participou na gravação de Rumours, também gravou o concerto no Forum, usando o camião de gravação da Record Plant. Caillat capturou a atuação apaixonada da banda no auge do furor causado por Rumours, incluindo versões espetaculares de "Landslide," "Never Going Back Again," "Songbird" e "The Chain."

Nas notas de RUMOURS LIVE, Sam Graham escreve: "As canções são conhecidas: 'Dreams,' 'Go Your Own Way,' 'Say You Love Me,' 'Over My Head,' etc. Mas a maior parte destas versões ao vivo são mais poderosas e mais ferozes do que as do álbum de estúdio, sustentadas pela força da secção rítmica de Fleetwood e John McVie e pela febril guitarra de Buckingham; e em vez de oferecer um simples catálogo de clássicos, a banda alarga-se e canções como 'Rhiannon', 'World Turning' e 'I'm So Afraid' transformam-se em pura exuberância."

Warner

Roberto Carlos, o mítico cantor e compositor brasileiro está de volta ao continente europeu para celebrar mais de 60 anos de carreira. Dia 19 de setembro em Ponta Delgada no Açores, 4 de outubro na em Lisboa e 6 de outubro no em Braga.

Bárbara Tinoco é a mais recente confirmação da terceira edição do Festival Mar Me Quer. A artista que atua no dia 10 de agosto junta-se aos artistas já confirmados na edição 2024: Slow J, Mariza, Teto, Wet Bed Gang e Lon3r Johny.

A primeira grande aparição do "ninja" já tem data marcada: dia 10 de Maio, no Musicbox, SleepyThePrince sobe a palco para abanar o capacete — à letra. O rapper, produtor, compositor e director criativo cuja imagem de marca se caracteriza pelo capacete sobre pano vermelho leva o seu novo álbum à casa de espectáculos sediada numa das...

Publicidade