Filipe Sambado lança novo single e vídeo ''Talha Dourada''

01-07-2023

Depois do lançamento do tema-introdução, "Mau Olhado", Filipe Sambado lança "Talha Dourada", o primeiro single do próximo disco "Três Anos de Escorpião em Touro", a ser lançado a 29 de setembro de 2023.

"Talha Dourada" é uma canção sobre libertação, a luta contra as "cordas no pescoço". Com uma sonoridade que convida ao movimento leve, despreocupado, e à dança, uma euforia de quem se torna mais si mesma, não é por acaso que Sambado canta "sou mais eu quando não tenho medo de ser".

"Os primeiros versos foram escritos num flex de heroísmo confrontacional, virado para um tu coletivo e abstrato, que são: os quadrilheiros; a fina talha dourada, a areia que feria a pele num dia de vento na Praia do Porto de Mós em Lagos. Nunca há vento no lado direito das rochas, mas nesse dia havia e agitava a capa, dum intrépido herói. O meu sobrinho Duarte lutava contra a toalha, que se atiçava contra a sua cara. Acho que na infância toda a heroicidade se imagina mais imperturbável, invencível, musculada e perfeita. O esvoaçar da capa devia ser sempre ordenado e ondulante, para um dos lados e nunca a tapar a vista. Ao longo dos três anos de criação deste disco permiti-me ir a um número infindável de soluções, que podem ir duma simplicidade sintética ao Rococó e dar às canções a vida própria que elas merecem. Quis ser sempre extra e assumir os significados, ilustrar as imagens, impor o risco de sobrecarregar e entulhar, criando e reconstruindo. Os aspectos sónicos e sonoplásticos acompanham a composição e a interpretação, na procura pela intensificação sensorial do texto cantado e do texto musical. O vídeo procura na mesma linha, pela transdisciplinariedade da comunicação, ampliar os códigos e a memória das imagens."

FS

Em conjunto com "Mau Olhado", estas duas canções servem de introdução àquele que será o disco mais íntimo de Filipe Sambado até à data e que reflete as muitas mudanças que aconteceram durante os últimos "Três Anos de Escorpião em Touro" na vida pessoal e profissional da artista.

As muitas canções que compõem o resto do disco serão conhecidas a partir de setembro.

 © Ricardo Rodrigues

MARO anunciou novas datas na sua digressão ibérica, em que irá apresentar ao vivo algumas das novas canções do seu próximo álbum. Em Portugal a digressão passa pela XXIV Feira Raiana, em Idanha-a-Nova no dia 28 de Julho; N2 Festival, em Chaves, no dia 03 de agosto; pelo Teatro Sá da Bandeira, Porto, no dia ...

O Festival F celebra a sua 9ª edição no centro histórico de Faro e atravessa uma vez mais as muralhas da Vila Adentro até à margem da Ria Formosa, para onde cresceu nas últimas edições.

A MTV regressou à histórica Praça Il-Fosos, em Malta, que recebeu o festival anual Isle of MTV Malta. O espetáculo contou com as atuações das estrelas internacionais Nelly Furtado, RAYE e DJ Snake, que foram os cabeças de cartaz, e dos músicos locais Klinsmann e Sarah Bonnici, para o deleite de dezenas de milhares de fãs....