Festival do Crato 2025 bate recordes e encerra em grande estilo

04-09-2025
Skunk Anansie
Skunk Anansie

Terminou no passado sábado, 30 de agosto, a 39.ª edição do Festival do Crato, que voltou a afirmar-se como um dos maiores festivais de verão em Portugal. Durante cinco dias, entre 26 e 30 de agosto, passaram pelo recinto perto de cem mil pessoas com bilhete adquirido, um número que reforça a importância crescente do evento no panorama cultural e musical nacional.

A edição de 2025 destacou-se não apenas pelo cartaz de peso, mas também pela dimensão da estrutura montada para receber o público. O palco principal, construído em apenas três dias, mediu 35 metros de comprimento, 15 de largura e 12 de altura, equipado com 400 robots de luz e um painel de LED de 12 por 6 metros.

Para garantir todas as condições de apoio, foram mobilizados 54 contentores, entre camarins e instalações sanitárias, bem como uma vasta equipa de mais de uma centena de pessoas, entre colaboradores do município, produção e empresas parceiras. O recinto manteve a capacidade máxima para 15 mil espectadores por dia e recebeu ainda mais de 42 jornalistas acreditados, contando com a Rádio Comercial como parceira oficial.

A edição deste ano trouxe melhorias significativas, sobretudo ao nível da acessibilidade e da inclusão. Foram reforçadas as condições de acesso para cidadãos com deficiência, com entrada gratuita para o respetivo acompanhante. Houve ainda reforço na rede de telemóvel, aumento da oferta de autocarros e melhorias na qualidade da luz e do som. Outro aspeto valorizado pelos festivaleiros é o facto de o evento decorrer no coração da vila do Crato, onde o ambiente se mantém livre de pó, proporcionando maior conforto.

Além da música, o festival voltou a valorizar a cultura e as tradições alentejanas através da Feira de Artesanato e Gastronomia. O espaço contou com 19 produtores regionais e 40 stands de artesanato, dos quais 19 de expositores locais, atraindo milhares de visitantes.

O cartaz musical foi marcado pela diversidade geracional, juntando nomes como Wet Bed Gang, Plutonio, Mizzy Miles, Matuê, Lon3r Johny, Profjam, JÜRA, Skunk Anansie, GNR, Luís Trigacheiro e convidados, Daniela Mercury, Fernando Daniel e Nena. Após os concertos principais, a festa continuou com atuações de DJ Dadda, DJ LK da Escócia, DJ Matcho, DJ Ana Isabel Arroja e Insert Coin, transformando o recinto numa verdadeira pista de dança.

Com números expressivos, um cartaz de excelência e melhorias estruturais que elevaram a experiência do público, o Festival do Crato 2025 encerrou em alta, deixando já grande expetativa para a 40.ª edição, agendada para agosto de 2026.

©BWR! Fotos: Direitos Reservados


A cantautora venezuelana Joaquina inicia 2026 com pelinegra, o seu primeiro lançamento do ano, uma canção intimista marcada pela nostalgia e dedicada à relação com a irmã mais nova, Kiki. No tema e no videoclipe, já disponível no YouTube, Joaquina surge ao lado de Salomé Rivas (Baby Salomé), que representa a irmã, recriando memórias de infância e a...

A superestrela global vencedora de um GRAMMY®, Harry Styles, anunciou hoje o lançamento do seu quarto álbum de originais, intitulado "KISS ALL THE TIME. DISCO, OCCASIONALLY". O aguardado trabalho discográfico, composto por 12 faixas, chega ao público a 6 de março de 2026, com edição e distribuição a nível mundial.

Carol Biazin apresentou o seu novo single, O Que Sobrou do Amor?, em colaboração com Leo Foguete. A canção aborda as dores e contradições do amor, explorando as memórias e sentimentos que persistem após o fim de uma relação, num espaço emocional entre a despedida e a tentativa de seguir em frente.

O cantor e compositor norte-americano Michael Marcagi, certificado Multi-Platina, anunciou o lançamento do seu aguardado álbum de estreia a solo, Under The Streetlights, com edição marcada para 6 de fevereiro, pela Warner Records. Para assinalar a revelação, o artista partilha o novo single "Don't Include Me (American Dream)", uma canção...