Festival da Sardinha regressa a Portimão de 5 a 10 de Agosto

17-07-2025
Diogo Piçarra
Diogo Piçarra

A menos de um mês do seu arranque, Portimão prepara-se para receber a 29.ª edição do Festival da Sardinha, que decorrerá de 5 a 10 de agosto na zona ribeirinha da cidade. O evento, já considerado um dos maiores ex-líbris gastronómicos do Algarve, promete voltar a conquistar locais e visitantes com um programa recheado de tradição, sabores únicos e entretenimento para todas as idades.

A abertura oficial está marcada para as 11h00 do dia 5 de agosto com a emblemática recriação da descarga da sardinha no Cais Gil Eanes. Um momento simbólico da história social e económica de Portimão, que será transmitido em direto na página de Facebook do Município. Durante esta recriação, serão distribuídas três mil senhas de degustação, válidas para duas sardinhas no pão e uma bebida, a serem utilizadas no recinto do festival entre as 18h00 e as 00h00.

O prato principal volta a ser a sardinha assada, servida pelas associações locais com o tradicional "Prato Festival", composto por cinco sardinhas, pão, batata cozida e salada algarvia, por 11 euros (bebida não incluída). Para quem procura alternativas, estarão disponíveis diversas opções gastronómicas, desde petiscos a doces regionais, passando por propostas da zona de expositores e restaurantes parceiros.

Seis restaurantes na zona ribeirinha — Dona Barca, Forte e Feio, Retiro do Peixe Assado, Peixarada, Ú Venâncio e Zizá — também se associam ao festival, oferecendo menus próprios com destaque para a sardinha.

Em colaboração com a Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão, o festival contará com showcookings diários a partir das 19h30, com chefs de renome a apresentar recriações inovadoras com a sardinha como ingrediente principal. Entre os destaques:

  • 6 de agosto: Chef Luís Oliveira (Restaurante F) – Tiborna de Sardinha
  • 7 de agosto: Chef Nuno Martins (NUMA) – Cataplana de Sardinha e Batata-doce
  • 8 de agosto: Chef José Moura (Tivoli Lagos) – Corneto de Sardinha Assada
  • 9 de agosto: Chefs Leandro Silva & Catarina Monteiro (DUOO) – Sardinha na gaufra
  • 10 de agosto: Chef João Oliveira (VISTA) – Sopa de Sardinhas Albardadas

As apresentações serão acompanhadas por vinhos da região, numa parceria com a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), que disponibilizará provas vínicas diárias.

Música para animar todas as noites

Três palcos garantirão a animação musical diária. O Palco Principal recebe grandes nomes da música portuguesa às 22h00:

  • 5 de agosto: Rui Veloso
  • 6 de agosto: Pedro Abrunhosa
  • 7 de agosto: Diogo Piçarra
  • 8 de agosto: Nena
  • 9 de agosto: Para Sempre Marco
  • 10 de agosto: Resistência

Antes disso, entre as 18h00 e as 19h30, a "Música no Jardim" (Jardim 1.º de Dezembro) oferece concertos ao ar livre em ambiente descontraído. O "Palco Sardinha", agora integrado no palco principal, mantém a música ao vivo das 20h30 às 21h45.

Desde 2022, o Festival da Sardinha tem reforçado o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, em parceria com a EMARP. A edição de 2024 permitiu reencaminhar mais de 5,5 toneladas de resíduos para valorização, incluindo 4300 kg de resíduos orgânicos transformados em fertilizante natural.

A utilização de copos reutilizáveis, disponíveis por 1,00 € (20 cl) e 1,50 € (50 cl), é outra das medidas amigas do ambiente. Os copos podem ser devolvidos ou trocados gratuitamente por copos lavados.

O acesso ao recinto é gratuito e toda a programação detalhada pode ser consultada em festivaldasardinha.pt. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Portimão e continua a afirmar-se como um dos mais emblemáticos festivais gastronómicos da Europa.

A comédia "Superstar" estará em cena no Auditório do Casino Estoril entre 27 de março e 19 de abril, prometendo muitas gargalhadas, personagens carismáticas e situações improváveis. O espetáculo conta com Aldo Lima, Ana Brito e Cunha, José Pedro Gomes e Vasco Pereira Coutinho no elenco.

A comédia dramática "O Figurante", protagonizada por Mateus Solano, chega a Portugal após um grande sucesso no Brasil, onde conquistou mais de 100 mil espectadores. O espetáculo estará em cena de 4 de Fevereiro a 1 de Março no Teatro Maria Matos, em Lisboa, seguindo depois para o Teatro Sá da Bandeira, no Porto, de 5 a 8 de Março...

Lisboa recebe, pela primeira vez, um espetáculo internacional que junta música, dança e fantasia num tributo épico ao fenómeno da Netflix K-Pop Demon Hunters. Inspirado no universo da série, o espetáculo revive êxitos globais como "Golden" e "How It's Done", que somam milhares de milhões de reproduções no Spotify.