Expresso Transatlântico revela ''Avalanche'', 2º single do próximo álbum

04-10-2025

Depois de anunciar a edição do aguardado segundo disco de originais para o início de 2026, o Expresso Transatlântico apresenta agora "Avalanche", o segundo tema de avanço. O projeto formado por Gaspar Varela, Sebastião Varela e Rafael Matos tem-se afirmado como um dos grupos mais aclamados da nova cena musical portuguesa, conquistando desde 2021 os principais palcos e festivais nacionais e internacionais, com centenas de concertos realizados.

Segundo a banda, "Avalanche" é "uma onda sonora densa e envolvente, carregada de tensão e mistério, que absorve a força e a liberdade das paisagens por onde passámos no processo de composição deste trabalho: a Serra da Estrela, a Foz do Arelho e Brotas".

O tema já se encontra disponível em todas as plataformas digitais. O videoclipe, realizado por Sebastião Varela, foi filmado com uma câmara miniDV entre Lisboa, Tóquio e Osaka, acompanhando as viagens da banda na recente digressão pelo Japão.

"Numa posição de descoberta imersiva, quase voyeurística, as imagens acabam por refletir a capacidade explorativa da música num tom descomprometido", explica o realizador.

Com produção de Paulo Furtado (aka The Legendary Tigerman), o novo álbum promete marcar um ponto de viragem na travessia musical do Expresso Transatlântico, sem perder a alma e a fusão de sonoridades que definem o grupo.

Os concertos de apresentação do novo disco estão já agendados:

  • Porto – Casa da Música – 13 de Março de 2026

  • Lisboa – Capitólio – 14 de Março de 2026

Os bilhetes encontram-se disponíveis nos locais habituais.

Já foram divulgados o primeiro trailer e o cartaz de Patrulha Pata: O Filme dos Dinossauros, a nova aventura cinematográfica da popular equipa canina que promete ser a maior missão de sempre. O filme estreia nos cinemas portugueses a 6 de agosto, com distribuição da NOS Audiovisuais.

O filme GRITOS 7 já é o maior sucesso de sempre da franquia, com cerca de 178 milhões de euros de receita mundial até 23 de março de 2026. Nos Estados Unidos, o filme ultrapassou os 92 milhões de euros e registou a melhor estreia da saga, com 59 milhões no fim de semana de abertura.

Share