O Festival F atingiu, na sua 10.ª edição, a maturidade. Uma década depois da estreia, o evento que se tornou marca identitária da cidade de Faro ultrapassou a barreira dos 400 mil espetadores, mas a organização sublinha que o verdadeiro valor já não se mede em números. O impacto comunitário, o sentimento de pertença e o reencontro anual com a...
Exposição na Praça Teixeira Gomes propõe um passeio pela história das histórias de Portimão

A partir das 18h00 do próximo sábado, 2 de agosto, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão apresenta na Praça Manuel Teixeira Gomes, a exposição "Passear pela História das Histórias de Portimão".
Esta é a nona edição de um projeto de exposições de rua "Passear pela História", iniciado em 2017, e constituiu um autêntico convite para descobrir Portimão, a sua história, a singularidade dos seus lugares, das suas gentes, do seu património e dos principais aspetos que moldaram este território e a sua sociedade.
"Passear pela História das Histórias de Portimão" é uma proposta que procura recordar alguns desses momentos e mostrar novas histórias, sobre as histórias de Portimão. Através dos diversos painéis, a mostra apresenta um conjunto de imagens, onde os visitantes irão conhecer e percorrer, os primórdios da intensa vida associativa, marítima, industrial, rural, comercial e turística, que moldou o município de Portimão, fixando na memória a paisagem urbana e social de Portimão, desde a antiga Vila Nova, até aos nossos dias.
Esta mostra procura fortalecer a identidade da comunidade portimonense, ao valorizar a cidade e o Município, enquanto destino cultural e de lazer, proporcionando a residentes e turistas, de modo informal, um imprevisto encontro, uma descontraída e inesperada viagem visual, com os diversos aspetos da evolução histórica de Portimão.
Esta exposição é promovida pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão, em estreita colaboração com a Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão, ficando patente até 21 de setembro.
C.M.P. | Foto:D.R.
No passado sábado, dia 6 de setembro, o público do Festival F, em Faro, teve a oportunidade de visitar a Casa Guilhermina, onde encontrou Ana Moura a explorar novos caminhos musicais. A artista apresentou-se com a ousadia de misturar o fado com sonoridades de várias geografias: a kizomba e o semba de Angola, o funaná e...
Terminou no passado sábado, 30 de agosto, a 39.ª edição do Festival do Crato, que voltou a afirmar-se como um dos maiores festivais de verão em Portugal. Durante cinco dias, entre 26 e 30 de agosto, passaram pelo recinto perto de cem mil pessoas com bilhete adquirido, um número que reforça a importância crescente do evento no panorama cultural e...
O Município de Lagoa assinala com entusiasmo o enorme sucesso da 44ª edição da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, que voltou a afirmar-se como o maior certame do género no Sul do país, atraindo milhares de visitantes ao longo de dez dias.