Exposição na Praça Teixeira Gomes propõe um passeio pela história das histórias de Portimão

30-07-2025

A partir das 18h00 do próximo sábado, 2 de agosto, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão apresenta na Praça Manuel Teixeira Gomes, a exposição "Passear pela História das Histórias de Portimão".

Esta é a nona edição de um projeto de exposições de rua "Passear pela História", iniciado em 2017, e constituiu um autêntico convite para descobrir Portimão, a sua história, a singularidade dos seus lugares, das suas gentes, do seu património e dos principais aspetos que moldaram este território e a sua sociedade.

"Passear pela História das Histórias de Portimão" é uma proposta que procura recordar alguns desses momentos e mostrar novas histórias, sobre as histórias de Portimão. Através dos diversos painéis, a mostra apresenta um conjunto de imagens, onde os visitantes irão conhecer e percorrer, os primórdios da intensa vida associativa, marítima, industrial, rural, comercial e turística, que moldou o município de Portimão, fixando na memória a paisagem urbana e social de Portimão, desde a antiga Vila Nova, até aos nossos dias.

Esta mostra procura fortalecer a identidade da comunidade portimonense, ao valorizar a cidade e o Município, enquanto destino cultural e de lazer, proporcionando a residentes e turistas, de modo informal, um imprevisto encontro, uma descontraída e inesperada viagem visual, com os diversos aspetos da evolução histórica de Portimão.

Esta exposição é promovida pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão, em estreita colaboração com a Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão, ficando patente até 21 de setembro.

C.M.P. | Foto:D.R.

A cantora, compositora e atriz brasileira Juliana Linhares protagonizou, nas últimas semanas, dois dos momentos mais marcantes da música ao vivo em Portugal, com atuações intensas e emocionantes na Festa Sons da Lusofonia, em Ovar, e no Festival MIMO, em Amarante. Com uma presença magnética em palco, Juliana reafirmou-se como uma das vozes mais...

Nos dias 25 e 26 de julho, Portimão voltou a ser palco de um dos eventos culturais mais vibrantes do verão algarvio: a NOITADA. Na sua segunda edição, o evento transformou as noites da cidade num verdadeiro espetáculo de arte, luz, cultura e música, atraindo milhares de pessoas de todas as idades.

O fenómeno da música urbana brasileira, Pedro Sampaio, atuou pela primeira vez no Algarve na passada sexta-feira, 25 de julho, com um concerto memorável nas emblemáticas Muralhas de Faro. A estreia do artista na região foi marcada por uma atuação explosiva, que transformou o recinto numa verdadeira rave a céu aberto.

Na noite da passada quinta-feira, 24 de julho, Soraia Tavares subiu ao palco do Lux Frágil, em Lisboa, para apresentar "Nha Storia" - o seu primeiro concerto em nome próprio. A artista celebrou este momento marcante com uma atuação intensa, emotiva e profundamente pessoal, perante uma sala esgotada e um público rendido.