Exposição de Fotografia de Vlad Dulyansky em Viseu de 1 a 10 de Abril

30-03-2022

Vlad Dulyansky, mais conhecido como O Empalador, é natural da Ucrânia e reside em Viseu desde 2006, entrou no mundo da fotografia em 2021 e desde então, tem desenvolvido diversos projetos com várias marcas e artistas locais, fotografando maioritariamente as ruas de Viseu, retratando as pessoas e os locais da cidade. 

Com o intuito de sensibilizar e alertar para o problema ambiental criado pela utilização exacerbada e descarte incorreto das máscaras descartáveis, surge o projeto Mask(off), uma exposição fotográfica que reúne várias máscaras descartáveis deixadas no solo, fotografadas no percurso da sua casa até ao centro histórico da cidade (4km). Através do seu olhar cru e nu, conseguimos ver retratado como o meio ambiente se depara com a superioridade da raça humana, e como a desinformação pode ser responsável, a longo prazo, por desastres ambientais catastróficos.

Convicto que a arte tem a capacidade de mudar comportamentos, e consciente sobre a responsabilidade social que todos temos no combate das alterações climáticas e na importância de fazermos um descarte informado e consciente das máscaras descartáveis (e dos restantes resíduos que produzimos), Vlad deixa assim o seu contributo. Neste sentido, os fundos angariados com a venda das fotografias serão utilizados em projetos semelhantes ou numa missão futura de recolha das máscaras deixadas no solo da cidade de Viseu. A exposição fotográfica estará exposta no bar emDireita, com entrada livre das 16h00 às 02h00, de 1 a 10 de Abril.


Vlad Dulyansky (a.k.a. O Empalador), criador do projeto musical AdJoint que em 2013 integrou o grupo de hip-hop Trunfus, em 2015 volta aos palcos a solo com a participação de +Plus como DJ. Juntos criam a editora Twone Productions que passa a trabalhar com artistas locais como Santoz3500 e Smoke Hills. Neste contexto todos os videoclipes ficam a seu cargo.

A nível de satisfação da produção visual mais abrangente, atua o seu projeto V | L | A | D (vlad.pt) que conta com vídeos realizados para várias empresas como JDA Gás representante da Rubis Gás, Barbearia Lagartos, entre outros. Tem no seu currículo empresas como Takemedia, MediaLuso e Lameiras Produções, onde executou a função de operador de câmara. Acompanha, ainda, artistas como Firmino Pascoal e Ritta Tristany na realização dos seus videoclipes e concertos. Como membro da equipa da Cadeira Amarela acompanhou o Tilhon, Carlos Clara Gomes e The Greyhound James Band em entrevistas e concertos.

A fotografia surge em 2021 com influência de Pedro daRua e Luís Almeida. Maioritariamente fotografias tiradas nas ruas de Viseu retratando pessoas e os locais da cidade. Realizou o press release da artista mais emblemática de techno Valody (Vanessa Sousa) e acompanhou também o projeto de Funk do DJ DN e de HipHop de Mendes Júnior. Podemos ver nascer o projeto "Mask(off)", conceptualizado pela Cristina Sousa em 2022.

©Nuno Correia | Foto: D.R.

Publicidade