Estreia Nacional ''GRAÇA FURIOSA'' com MOTELX e FilmTwist

23-05-2024

Após ter disputado o prémio de Melhor Longa Europeia na competição Méliès d'argent na última edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, "Graça Furiosa" chega finalmente às salas portuguesas, no dia 30 de Maio, pelas mãos do MOTELX e da FilmTwist.

Distinguido, em 2023, com o Grande Prémio do Júri e o Prémio Thunderbird Rising, no SXSW (EUA), e com os prémios do Público, do Júri Jovem e da Crítica Internacional, no Festival Internacional de Cinema Fantástico de Neuchâtel (Suíça), "Graça Furiosa" é uma obra catártica onde Paris Zarcilla se debate com questões de identidade e de origem, depois de assistir à discriminação perante a comunidade filipina e ao aumento do racismo contra os asiáticos, no Reino Unido. Factos que confrontaram o realizador durante o tumultuoso confinamento, em 2020, e que serviram de rastilho para esta história de imigração muito pessoal, contada através dos códigos do terror. "No momento em que a pandemia se alastrava a todo o vapor, senti uma revolta que precisava de libertar. Estava cansado de segurar tudo isso às costas", explica o autor que define este seu trabalho como um "coming-of-rage": a raiva enquanto libertação.

A película inspira-se assim nas próprias experiências de Zarcilla em criança, para relatar a história de Joy, uma imigrante filipina sem documentos que, desesperada por estabilidade e um abrigo seguro para a sua filha, Grace, consegue um emprego de cuidadora de um velho aristocrata moribundo. Porém, naquela mansão assombrada, o que à partida parece melhorar as suas vidas e concretizar o alcance de um visto permanente em Inglaterra transforma-se num enorme pesadelo quando algo sinistro se faz sentir, ameaçando tudo pelo qual trabalharam.

Elencado por Max Eigenman, Jaeden Boadilla, Leanne Best e David Hayman, "Graça Furiosa" é considerado pelo site Eye for Film como "um thriller gótico com o potencial para atrair o grande público". Já a revista Variety elogia o "trabalho impressionante" de Paris Zarcilla "ao misturar convenções de filmes de terror com a poderosa urgência de uma crítica social cuidadosamente observada". A plataforma online dedicada ao lendário crítico de cinema norte-americano Roger Ebert escreve que o realizador "prova que é um grande contador de histórias".

Nesta que é a primeira estreia da parceria MOTELX e FilmTwist - a plataforma de streaming dedicada ao cinema fantástico e de culto - "Graça Furiosa", com distribuição da Vendetta Filmes, tem finalmente exibição agendada em Portugal, a 30 de Maio de 2024, em alguns dos principais cinemas do país: Cinemas NOS Braga Parque, Castello Lopes Cinemas GuimarãeShopping, Cinemas NOS Parque Nascente (Gondomar), UCI Arrábida, Cinemas NOS Gaia Shopping, Cinemas NOS Forum Coimbra, Cinemas NOS Alvaláxia, Cinema City Alvalade, UCI Corte Inglês, Cinemas NOS Almada Fórum, Cinema City Setúbal e Cinemas NOS Tavira Plaza.

thisis ground control

Música e sustentabilidade. Estas foram apenas duas das grandes âncoras que marcaram a edição de 2024 do North Festival, evento que decorreu, pela primeira vez, no Parque de Serralves. O evento recebeu, ao longo de três dias, 65 mil festivaleiros e registou um impacto económico de 22 milhões de euros.

Nelly Furtado, superestrela mundial vencedora de vários Grammys e que já conquistou vários discos de Platina, acaba de lançar o novo single "Love Bites (feat. Tove Lo & SG Lewis)". Escrita por Nelly Furtado, Tove Lo e SG Lewis, e produzida por SG Lewis, "Love Bites" é um hino sensual que canaliza a energia...