EQUAL: Spotify elege Soraia Ramos a artista do mês de outubro

13-10-2021

Na altura em que o programa EQUAL celebra 6 meses, o Spotify, a maior plataforma de áudio em streaming do mundo, elege Soraia Ramos como artista EQUAL de outubro em Portugal. EQUAL é uma iniciativa global que promove a igualdade de género, selecionando uma artista feminina todos os meses por cada mercado, maximizando a sua visibilidade e promovendo o seu crescimento na indústria através da plataforma.

De origem cabo-verdiana, Soraia Ramos nasceu em Portugal, mas viveu grande parte da sua vida na França e na Suíça. Desde cedo revelou uma enorme ligação com a música. Com apoio da família, Soraia altera o caminho que traçava e inscreve-se no concurso 'Vozes da Diáspora". A sua persistência e determinação levam-na a conquistar o 1° lugar no segundo ano em que se candidata. Essa projeção valeu-lhe um convite do artista C4 Pedro que a convida a interpretar o tema "Bo tem mel" no incrível palco do Zénith em Paris, para mais de 10 mil pessoas.

O seu talento gerou vários featurings com artistas como NGA, Monsta, Deezy, Ravidson e JeyV.

Em 2014 Soraia consolidou a sua posição, revelando-se ao público com o EP "Um pouco de mim", tema que logo se revelou um hit, seguido do tema "Diz-me".

Em 2017 deu o grande salto na sua carreira assinando com a Klasszik responsável pelos maiores Hits do mercado, sendo agora escolhida como Artista do Mês do Programa EQUAL.


Após o lançamento do EQUAL e mais de 29 milhões de streams depois, o Spotify celebra meio ano de apoio às artistas femininas da nova geração. A iniciativa EQUAL utiliza a amplitude e poder do Spotify para agregar recursos críticos (como playlists locais e globais, lançamentos mensais de artistas com campanhas de marketing, um quadro EQUAL, e muito mais) num espaço coeso que oferece suporte às criadoras femininas em todo o mundo.

Em Portugal, antes de Soraia Ramos, o EQUAL Portugal contou com outras artistas femininas como Nenny em maio, Ana Moura em junho, Bárbara Tinoco em julho, Pongo em agosto e Áurea em setembro.

A nível mundial, desde o lançamento desta iniciativa de igualdade de género, as playlists EQUAL do Spotify acumularam mais de 29M de streams em 177 mercados. As artistas EQUAL foram adicionadas a mais de 600 playlists diferentes, mais de 1500 vezes no primeiro mês em que se juntaram ao programa. 

Universal Music | Foto:D.R.