Entrevista com Recante

21-02-2026

Viajamos até ao coração do Alentejo, mas talvez como nunca o ouviu antes. A tradição do cante, património imaterial da humanidade, encontra-se com paisagens sonoras inesperadas, sintetizadores analógicos, texturas eletrónicas inspiradas nas décadas de 60 e 70, e uma abordagem artística que promete surpreender.

Falamos dos Recante, projeto encabeçado por Maria João Jones, que alia a paixão pelo património musical alentejano a uma estética contemporânea, sensorial e ousada. No próximo dia 28 de fevereiro às 18,30 e às 21,30, na Casa do Alentejo, apresentam a sua mais recente colaboração com o Grupo Coral "Raízes do Cante", num espetáculo onde a moda tradicional se cruza com novos territórios sonoros.

Profundamente enraizados na voz da terra e na memória dos cantadores e cantadoras do Alentejo — os Recante propõem-nos a ideia de ouvir cante e redescobri-lo através de uma experiência intensa e emocional.

Para nos falar desta fusão entre passado e futuro, tradição e experimentação, Maria João Jones e Luís Caracinha, os Recante.