Entrevista com Javisol

22-03-2025

JAVISOL é mais do que uma banda, é um retrato em constante busca pela luz que muitas vezes perdemos de vista. É uma paisagem onde o sol nasce quando a noite se põe.

Tudo começa na natureza artística de Tiago Jesus, que procura abraçar os ouvintes, através da partilha honesta das suas dores que, inevitavelmente, nos tocam a todos nós.

Em 2019, o instrumentista e produtor André Morais junta-se para trabalhar com Tiago no seu projeto. Amigos de longa data, embarcaram numa viagem de criação e pesquisa de várias direções musicais, até que em 2020 juntou-se o baterista Bruno Mimoso, e em 2022 deu-se a entrada do guitarrista João Aguiar. Em 2024 com a sua entrada na agência tuff, lançaram um EP dos seus temas ao vivo no MusicBox e no mesmo ano, Ricardo Rodrigues passa a ocupar o lugar na bateria, marcando um novo capítulo na história da banda.

Os espetáculos ao vivo são uma experiência única, uma fusão de sentimentos profundos e íntimos, onde cada palavra cantada na voz de Tiago Jesus nas suas letras é tangível. Prova disso, é o reconhecimento com o prémio de "Melhor Espetáculo" do Festival Emergente em 2022.

JAVISOL são canções cruas, verdadeiras e ao mesmo tempo, uma explosão onde se ouvem gritos de euforia. Um projeto rock recheado de influências e marcadamente de mãos dadas com a música portuguesa e o fado.

2025 fica marcado pelo lançamento do primeiro disco de originais, intitulado "JAVISOL".

Em 2023, os Depeche Mode passaram pela Cidade do México com três concertos no Foro Sol e, quase três anos depois, essa passagem dá origem ao filme-documentário "Depeche Mode: M", já disponível na Netflix. Realizado por Fernando Frias, o documentário explora a ligação entre a banda e o público mexicano, cruzando música, mortalidade e tradição...

Dino D'Santiago apresenta Portal do Retorno, a sua primeira exposição em colaboração com a Underdogs Gallery, patente em Lisboa de 23 de janeiro a 28 de março. De autoria integral do artista, a mostra reúne 30 obras inéditas em papel e cartão colorido com tinta da China, inspiradas na memória do tráfico transatlântico de pessoas africanas e criadas...

Bárbara Bandeira abre um novo capítulo artístico com "Marcha", primeiro single de Lusa: ato II, onde mergulha na portugalidade para honrar o passado sem ficar refém dele. Inspirada na Procissão ao Mar, em Viana do Castelo, a canção transforma um imaginário profundamente português num pop contemporâneo, assumindo a tradição como gesto de libertação...