Entrevista com Javisol

22-03-2025

JAVISOL é mais do que uma banda, é um retrato em constante busca pela luz que muitas vezes perdemos de vista. É uma paisagem onde o sol nasce quando a noite se põe.

Tudo começa na natureza artística de Tiago Jesus, que procura abraçar os ouvintes, através da partilha honesta das suas dores que, inevitavelmente, nos tocam a todos nós.

Em 2019, o instrumentista e produtor André Morais junta-se para trabalhar com Tiago no seu projeto. Amigos de longa data, embarcaram numa viagem de criação e pesquisa de várias direções musicais, até que em 2020 juntou-se o baterista Bruno Mimoso, e em 2022 deu-se a entrada do guitarrista João Aguiar. Em 2024 com a sua entrada na agência tuff, lançaram um EP dos seus temas ao vivo no MusicBox e no mesmo ano, Ricardo Rodrigues passa a ocupar o lugar na bateria, marcando um novo capítulo na história da banda.

Os espetáculos ao vivo são uma experiência única, uma fusão de sentimentos profundos e íntimos, onde cada palavra cantada na voz de Tiago Jesus nas suas letras é tangível. Prova disso, é o reconhecimento com o prémio de "Melhor Espetáculo" do Festival Emergente em 2022.

JAVISOL são canções cruas, verdadeiras e ao mesmo tempo, uma explosão onde se ouvem gritos de euforia. Um projeto rock recheado de influências e marcadamente de mãos dadas com a música portuguesa e o fado.

2025 fica marcado pelo lançamento do primeiro disco de originais, intitulado "JAVISOL".

O cantor e compositor Max Allais prova que a distância não tem de ser um obstáculo quando existe amor. O artista franco-neozelandês acaba de lançar o seu novo single, "Wherever You Go", uma canção que leva uma promessa emocional diretamente para as playlists — e para a mente — dos seus fãs.

Os Mumford & Sons revelaram "The Banjo Song", novo single retirado do sexto álbum de estúdio, Prizefighter, com edição marcada para 20 de fevereiro de 2026. O tema foi coescrito com Aaron Dessner (The National) e Jon Bellion, e sucede aos lançamentos "Rubber Band Man", com Hozier, e à faixa-título do disco.

Carolina de Deus revelou que o seu segundo álbum de originais, Feliz(mente) Triste, será lançado a 29 de janeiro. O disco nasce do confronto entre emoções opostas, explorando a coexistência entre felicidade e tristeza através de uma escrita confessional e intimista, centrada em relações, despedidas, recomeços e fragilidades.

O Porto vai receber, a 17 de abril de 2026, um dos concertos mais aguardados da música lusófona. Tito Paris sobe ao palco da Casa da Música para apresentar ao vivo o seu novo álbum, "Quem está aí?", cuja edição está prevista para o mês de abril. Os bilhetes estarão disponíveis nos pontos de venda oficiais.