De 5 a 10 de agosto, Portimão voltou a afirmar-se como a capital da sardinha, com a 29.ª edição do Festival da Sardinha a atrair mais de 127.000 visitantes à zona ribeirinha da cidade.
Entre Aspas apresentam novo single, ''3 Minutos''

Os "Entre Aspas tem um novo single nas plataformas digitais.
Chama-se 3 minutos e tem uma mensagem cada vez mais importante para a sobrevivência de todos nós na Terra: a necessidade de pouparmos a água que existe.
Viviane, vocalista e letrista dos "Entre Aspas, diz-nos que este convite das Águas do Algarve surgiu porque "nós já conhecíamos alguns elementos da empresa pois, com o meu repertório a solo, já tinha sido convidada pelas Águas do Algarve, a realizar um concerto numa ação de sensibilização para o uso racional da água a bordo da Caravela "Boa Esperança" em Lagos em 2019. O ano passado, numa conversa acerca da comemoração dos 30 anos dos "Entre Aspas e pelo facto de musicalmente sempre termos representado o Algarve, surgiu então a ideia de criarmos uma canção dedicada ao tema da poupança da água, o que para nós, pelo facto de vivermos na região e sermos sensíveis ao tema, nos pareceu naturalmente uma boa forma de contribuição".
Numa altura em que os "Entre Aspas estão a editar singles "novos" como por exemplo GIN (que esteve guardado mais de 20 anos) perguntamos a Tó Viegas (guitarrista e compositor) se este 3 Minutos foi criado de propósito ou se já existia. O músico responde-nos que "este tema foi inteiramente composto por nós este ano para esta campanha. A canção tem exatamente a duração de 3 minutos, o que pretende sensibilizar as pessoas para não ultrapassar esse tempo no duche logo para começar o dia. Podiam ser muitos outros exemplos, mas este pareceu-nos tocar em todas as pessoas e assim já sabem que podem ouvir a canção durante o duche e fechar a torneira quando ela acaba! (risos)"!
Mas irá este novo single 3 Minutos fazer parte do alinhamento dos espetáculos dos "Entre Aspas (um deles é já dia 3 de setembro em Águeda inserido na programação musical da Festa do Leitão)? Nuno Filhó (baixista e compositor) diz-nos que "não estamos a pensar tocar o tema ao vivo, mas queremos apresentá-lo no final de cada espetáculo, com o vídeo a passar no fundo do palco, sob forma de mensagem para ter um maior impacto."
A seca assim como o desperdício de água são duas questões muito importantes. No Algarve, tendo em conta a fraca pluviosidade anual, o gasto de água em culturas e no turismo, tem afetado muito a região. Viviane deixa-nos um recado: "Poupar, poupar, poupar! É a palavra de ordem para os locais e para as pessoas que nos visitam. Antigamente as pessoas tinham que ir às fontes buscar água em cântaros, hoje em dia basta abrirmos a torneira e temos a água sempre disponível e com isso aparece muitas vezes o desperdício. O conforto é muitas vezes inimigo do planeta e temos que tomar consciência da importância da água e da sua escassez. Quase não chove no Algarve há vários anos e a seca afeta cada vez mais a economia da região e as nossas vidas. Toda a sociedade tem que se unir para encontrar soluções. O que é que vamos fazer quando a água faltar na torneira? É a pergunta que deixamos na nossa canção. Esse dia pode chegar mais cedo do que nós pensamos..."
© Beware! | Foto:D.R.
A edição de 2025 contou com inúmeras estreias nos palcos do festival, recebendo assim mais 52 mil pessoas ao longo de 11 dias, durante o mês de Julho. Artista como Seal, Benjamin Clementine, Masego, Ezra Collective, Gilsons, Slow J, Rita Vian, Jota.pê, Slow J e Ganso, entre tantos outros, passaram pelos palcos do festival. "Estamos muito...
AITANA culmina a sua METAMORFOSE com três estádios esgotados e mais de 160 mil espectadores
AITANA, a artista pop espanhola número 1 da atualidade, fez história com a sua digressão mais ambiciosa até à data, Metamorfosis Season, que reuniu mais de 160 mil espectadores em três concertos completamente esgotados em Barcelona e Madrid. Uma produção impressionante que transformou o estádio Riyadh Air Metropolitano no novo epicentro da...
A cantora, compositora e atriz brasileira Juliana Linhares protagonizou, nas últimas semanas, dois dos momentos mais marcantes da música ao vivo em Portugal, com atuações intensas e emocionantes na Festa Sons da Lusofonia, em Ovar, e no Festival MIMO, em Amarante. Com uma presença magnética em palco, Juliana reafirmou-se como uma das vozes mais...