Em abril, o Teatro das Figuras em Faro celebra o reencontro com o público

06-04-2021

O Teatro das Figuras, em Faro, reabre as suas portas no dia 19 de Abril, após ter encerrado temporariamente a 14 de Janeiro, no âmbito das regras decretadas pelas autoridades para o controlo da situação pandémica. Até lá, graças às medidas extraordinárias de apoio ao sector cultural regional criadas durante o confinamento, pelo Município de Faro em parceria com o Teatro das Figuras, será possível assistir em streaming a vários concertos gratuitos, transmitidos a partir do grande auditório, no Youtubee Facebookoficiais do teatro, no âmbito do 2º ciclo do Bandas ao Figuras, uma mostra da vibrante cena musical da região algarvia. Sempre às 21H30.

A programação de Abril permanece eclética, fiel à sua missão, desenhada para os mais diversos públicos. Investida de uma vontade redobrada de contribuir para que a Cultura chegue a cada vez mais pessoas. Depois do silêncio dos últimos meses, e quando a pandemia já completou um ano, a reabertura do Teatro das Figuras, em Abril, dá mais palco à Música para quebrar esse silêncio.

O 2º ciclo do Bandas ao Figuras abriu com o projecto MATEUS VERDE, seguido do trio AMAR GUITARRAno dia 1 de Abril(umdiálogo entre o Fado e o Flamenco, entre as guitarras, portuguesa e acústica, com a percussão); seguiu-se o guitarrista brasileiro PAULINHO LEMOSno dia 3 de Abril (que apresentou alguns inéditos e repertório dos seus nove discos); no dia 6 de Abril é a vez dos MUNDOPARDO subirem ao palco (uma banda que nasceu em Faro e já lançou dois discos de originais); no dia 8 de Abril os ACCURATE VOID (banda com um estilo e som distintivos, "uma voz inigualável" e "linhas de guitarra originais"); no dia 10 de Abril cabe à banda farense M.E.D.O. representar o punk-hardcore da região (apresentam o novo disco "Monopólio da Violência", composto online e gravado já durante a pandemia); no dia 13 de Abril brilham os FAD NU (uma cantora e um guitarrista viajam pelo Fado e seus poetas, livres de dogmas); no dia 15 é a vez dos ORFÉLIA (que resultam do encontro artístico entre uma brasileira e um português e respetivos géneros musicais tradicionais); dia 17 de Abril, YUCA (que através da sua voz e presença singulares alia o soul à música moderna e convida-nos a explorar sonoridades exóticas); no dia 20 de Abril, já com o Teatro das Figuras de portas abertas, o 2º ciclo do Bandas ao Figuras continua online e é o metal que se faz ouvir pela mão dos INHUMAN (focado na apresentação do álbum "Contra", lançado em novembro de 2020); e encerra no dia 24 de Abril com a atuação dos PLASTICINE (10 músicos em palco trazem-nos jazz, funk, soul, rock, afro-beat, entre outras sonoridades).

No dia 21 de abril, às 18H30, inaugura a exposição SÍMBOLOS PANDÉMICOS (resultado da residência do Ciclo Emergente do Teatro das Figuras), no Foyer do Teatro, um núcleo de quinze pinturas e duas esculturas da autoria de BASAP (Fábio Alexandre), numa proposta de reflexão sobre a pandemia.

Do streaming para a recepção ao público no seu grande auditório, cumprindo todas as regras estabelecidas pela DGS, o Teatro das Figuras mantém a aposta na música com o concerto de VIVIANE, no dia 22 de Abril. A compositora e letrista Algarvia, que iniciou a sua carreira musical no início dos anos 90 com o grupo "Entre Aspas", estreia as canções do seu novo álbum de originais neste concerto.

No dia 28 de Abril, às 21H30, com a convidada Paula Varandas, o ciclo de palestras VIDAS COM ARTE dá a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas, consagrados e emergentes, funcionando como uma aula viva para a comunidade artística local, nacional e para o público em geral. Este ciclo é transmitido online, em direto no canal de Youtube do Teatro das Figuras.

No dia 29 de Abril, Dia Mundial da Dança, o Teatro das Figuras acolhe o espetáculo BORDERLINE, da companhia francesa Wang Ramirez. Com coreografia de Sébastien Ramirez e Honji Wang, é uma metáfora sobre as relações humanas, plasmada no corpo suspenso dos cinco bailarinos, fixos por cabos, que no desejo de liberdade inerente a todas as formas de dança passam a ser objeto de um "jogo de peso", de equilíbrio e liberdade.

O mês termina com a comemoração do Dia Internacional do Jazz, a 30 de abril, com o concerto ORQUESTRA DE JAZZ DO ALGARVE INVITES THE LADIES, um projeto novo que junta a Orquestra de Jazz do Algarve a quatro vozes femininas, novos valores e artistas consagradas, que interpretam standards do jazz intercalados com originais.

Os horários serão definidos em função da evolução das regras estabelecidas e comunicados nos canais oficiais do Teatro das Figuras, nomeadamente o sítio de internet e redes sociais.

LIVECOM