Na noite de sábado, 23 de agosto, a Alameda da Praça da República, em Portimão, encheu-se de música e emoção com a 11.ª edição do Festival de Acordeão João César, um evento que homenageia uma das figuras mais marcantes da cultura local e que, ano após ano, tem conquistado lugar de destaque no panorama musical português.
Edmundo Inácio estreia novo single, ''Minha Mãe''

Edmundo Inácio encerra 2023 com um novo single, mais uma antevisão daquele que será o disco de estreia do cantor algarvio.
"Minha Mãe" é o terceiro tema a ser revelado para o longa duração "Vai-se Andando?", a editar em Fevereiro. O álbum será apresentado ao vivo na Casa da Música, no Porto e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, nos dias 10 e 21 de Fevereiro respetivamente. Um disco marcado pelos sons enraizados na tradição, que são elevados pela modernidade e visão artística vanguardista de Edmundo Inácio.
«"Minha Mãe" é uma mensagem de amor e conforto, uma homenagem ao colo maternal que nos apoia nos diferentes momentos das nossas vidas, especialmente nos mais difíceis. Nesta época natalícia e de celebração da família, as memórias de quem já nos deixou intensificam e aperta a saudade dos colos que já partiram. Foi por esses colos que compus esta canção.
Musicalmente, senti que este tema merecia um toque nostálgico, aparentemente despido da eletrónica que tem acompanhado o meu trabalho. Com isto em mente, trouxemos o piano acústico, assim como as cordas, explorando novas texturas e sonoridades.
Quando estive a viver em Inglaterra, a saudade de casa aproximou-me da nossa cultura e apaixonei-me pelo Cante Alentejano. As vozes enrugadas e marcadas pela vida tocaram-me a alma e era como se Portugal me abraçasse.
Em "Minha Mãe" entrego toda a minha verdade e o coração. Encontrei n'Os Ganhões de Castro Verde a singularidade e a portugalidade que esta canção merece. Foi sem dúvida muito prazeroso ver e ouvir estes homens transformarem uma composição intimista, numa grandiosa expressão de amor. Este é o tema que dificilmente cantarei ao vivo sem me emocionar e acredito que todos os presentes sentirão a saudade e o calor daquele colo que ampara.»
"Minha Mãe" é acompanhado por um videoclipe emotivo, que regista o momento em que a mãe de Edmundo Inácio ouviu pela primeira vez o tema.
É, assumidamente, uma homenagem a esta figura tão importante na vida do cantautor, numa relação de cumplicidade e apoio mútuo, que arrepia e transparece nas imagens que acompanham a canção. Os sentimentos que revela são reais, tão reais quanto aqueles que cada um de nós vive quando escuta a canção.
Na perfeita fusão entre a delicadeza da canção, da fragilidade de quem se entrega num colo e do grandioso vigor do Grupo Coral Os Ganhões de Castro Verde, encontramos em "Minha Mãe" uma expressão de humanidade e sentimento.
O videoclipe foi realizado por Márcio Enes e Vasco Eusébio, filmado em Castro Verde, no coração do Alentejo, em Dezembro deste ano.
Contos da Praça
Lisboa viveu quatro dias de verdadeira euforia entre 21 e 24 de agosto, com a passagem de Luan Santana pela MEO Arena. O cantor brasileiro, de 34 anos, tornou-se o primeiro artista em três décadas de história da maior sala de espetáculos de Portugal a esgotar quatro noites consecutivas, apresentando o projeto "Luan ao vivo na lua", uma megaprodução...
De 5 a 10 de agosto, Portimão voltou a afirmar-se como a capital da sardinha, com a 29.ª edição do Festival da Sardinha a atrair mais de 127.000 visitantes à zona ribeirinha da cidade.
A edição de 2025 contou com inúmeras estreias nos palcos do festival, recebendo assim mais 52 mil pessoas ao longo de 11 dias, durante o mês de Julho. Artista como Seal, Benjamin Clementine, Masego, Ezra Collective, Gilsons, Slow J, Rita Vian, Jota.pê, Slow J e Ganso, entre tantos outros, passaram pelos palcos do festival. "Estamos muito...