Ed Sheeran anuncia o lançamento do seu novo álbum, intitulado ‘-‘ (Subtract), para 5 de Maio

02-03-2023

Ed Sheeran prepara-se para lançar o seu novo álbum '-' (Subtract) - o último da era de álbuns matemáticos que durou uma década - no próximo dia 5 de Maio de 2023, através da Asylum/Atlantic. Um álbum que revisita as raízes de Ed, enquanto cantor/compositor, que foi escrito num cenário de luto e esperança pessoal. '-' (Subtract) apresenta uma das maiores estrelas do planeta no seu estado mais vulnerável e honesto.

Desde que aprendeu a tocar 'Layla' de Eric Clapton na guitarra, aos 12 anos de idade, que o amor de Sheeran pela arte de cantar e compor começou. Ao crescer com nomes como Damian Rice, Bruce Springsteen e Bob Dylan a tocar repetidamente na casa dos seus pais – artistas que o seu pai, John, apresentou-lhe – '-' esteve sempre no horizonte de Ed. No entanto, as canções e o processo de composição assumiram um significado e direção totalmente novos, após uma série de eventos contundentes que impactaram o mundo de Ed em 2022, mas uma das coisas que permaneceram intocadas foi seu forte desejo de fazer um álbum ancorado no seu amor pelas composições de cantautor. E agora, enquanto se prepara para o lançamento do seu trabalho mais revelador até à data, '-' serve como nota para nos lembrarmos do porquê de Ed Sheeran continuar a ser um dos compositores mais talentosos da sua geração; um artista que divide as suas próprias experiências, para que os fãs possam encontrar algum conforto e sentimento de pertença.

'-' é o resultado de um Sheeran a ultrapassar as barreiras da criação musical, ao mesmo tempo que entrega algumas das composições mais profundas da sua carreira. Juntando-se a Aaron Dessner (The National) na composição e produção, isto depois da dupla ter sido apresentada por uma amiga em comum, Taylor Swift, Ed e Aaron começaram a criar o álbum em Fevereiro do ano passado. Escrevendo mais de 30 canções durante um mês em estúdio, as quatorze faixas do álbum estão perfeitamente ligadas por uma produção requintada, de texturas de tendência folk a arranjos orquestrais/de banda completa mais ousados.

Ed Sheeran estourou no cenário musical do Reino Unido em 2011, com o seu álbum de estreia '+'. Estabelecendo-se rapidamente como um artista para a história, ele prosseguiu com 'x', '÷', 'No.6 Collaborations Project' e '=' - um repertório que viu Sheeran tornar-se numa das maiores histórias de sucesso musical do século XXI a nível mundial.

Warner | Foto:D.R.

01-A-Casa-da-Tocha-Som-Direto-2021