EA LIVE ÉVORA regressa em 2023 com mais dias e mais artistas depois de lotação esgotada no passado fim-de-semana

26-07-2022

Depois de ter sido dos poucos festivais a realizar-se em contexto pandémico em 2021, num claro apoio aos artistas portugueses, o cenário idílico da Adega Cartuxa teve em 2022 a maior afluência de público de sempre, com lotação esgotada nos três dias de espetáculos.

Desfrutando da temperatura amena das noites de verão do Alentejo, o público encheu a plateia com mais de 1000 lugares ao ar livre durante as três noites, usufruindo de um conceito que cruza a música portuguesa com os vinhos EA, acessíveis a todo o público que adquiriu os bilhetes para o evento.
Foi neste ambiente de qualidade e conforto, que na quinta-feira Pedro Abrunhosa & Comité Caviar se apresentaram em palco com uma energia contagiante levantando o público das cadeiras e terminando em apoteose. Na sexta-feira, o registo envolvente de António Zambujo "só com uma voz e uma guitarra", como canta no seu tema "Lote B", deixou o público rendido. E, por fim, na noite de sábado, Bruno Nogueira e Manuela Azevedo mostraram em palco por que é que Deixem O Pimba Em Paz continua a ser um projeto vencedor há 8 anos, numa reinterpretação dos clássicos da música pimba pautada pelo fino humor de Bruno Nogueira, pela performance exemplar de Manuela Azevedo e pelos arranjos musicais de excelência.

Assim, depois do sucesso desta edição, a Adega Cartuxa assegura o regresso do festival em 2023, num formato de dois fins-de-semana e com mais artistas.

"É uma clara aposta ganha, com a transformação de uma marca de vinho, também numa marca cultural que tem vindo a ocupar um lugar no calendário nacional de eventos, e é nesse sentido que iremos ponderar, entre outras possibilidades, regressar ao modelo de dois fins-de-semana, aumentando a oferta cultural, com mais espetáculos por dia e alguns deles claramente diferenciados. É a única resposta que podemos dar ao imenso público que acorreu este ano à Adega Cartuxa", disse João Teixeira, responsável comercial e de marketing da Adega Cartuxa.

Recorde-se que as primeiras partes ficaram a cargo de artistas emergentes que submeteram as suas candidaturas através de uma iniciativa intitulada "Palco Esperança", desenvolvida pela SIC Esperança em parceria com o EA LIVE ÉVORA. Este ano, os vencedores desta ação, que aconteceu pela segunda vez, foram iolanda que atuou na primeira parte de Pedro Abrunhosa, Et Toi Michel que abriu para António Zambujo e o projeto o Galo Canta' Às Duas que fez a primeira parte de Deixem o Pimba em Paz.
Trata-se de uma iniciativa que está em linha com os objetivos, quer da Fundação Eugénio de Almeida, quer da SIC Esperança, pois ambas promovem oportunidades, neste caso específico, no âmbito cultural e musical.

O EA LIVE teve início em 2016 com as EA LIVE SESSIONS, transformou-se num festival ao vivo no ano seguinte, já apresentou concertos em Lisboa nas edições de 2018 e 2019 e este ano internacionalizou-se, através da primeira edição EA LIVE Rio, onde apresentou um cartaz com Diogo Nogueira, Tiago Nacarato e AnaVitória, no magnífico Jockey Club do Rio de Janeiro. Mas Évora será sempre o ponto de partida desta viagem, não fosse o local de origem da Adega Cartuxa e da Fundação Eugénio de Almeida.
O festival EA LIVE ÉVORA é promovido pela Adega Cartuxa, pertencente à Fundação Eugénio de Almeida que, desde 1963, aplica parte dos seus lucros no desenvolvimento cultural, social, educacional e espiritual da região de Évora, sendo o EA LIVE, através da Adega Cartuxa já, também, uma das marcas culturais desta organização.
Transformar o lucro económico em lucro social e cultural é um lema que enquadra de forma clara o posicionamento da Adega Cartuxa e da Fundação Eugénio de Almeida, exemplo único de filantropia no contexto nacional.

Andreia Criner | Fotos: Direitos Reservados

Publicidade