Duo Ka'ayari este sábado o pátio da República 14 em Olhão

08-06-2023

Este sábado o pátio da República 14 vai ser palco de um concerto muito especial com o duo KA'AYARI. Este grupo protagoniza uma interessante releitura musical da música indígena do Brasil, principalmente dos povos Tukano, Tariano e Guarani, numa fusão com a música contemporânea e o Jazz.

KA'AYARI é uma palavra de origem Guarani que significa "guardiã da erva-mate". É nesta cerimónia da infusão entre a erva e a água que este duo se inspira para as suas composições - paisagens sonoras brasileiras com fortes referências musicais indígenas, principalmente dos povos Tukano, Tariano e Guarani, misturadas com o universo da música contemporânea e do Jazz.
Os seus elementos, João José de Félix Pereira (Awaju Poty) compositor e pianista e Ricardo Sá, compositor e saxofonista, dois músicos com créditos académicos firmados e estudiosos das tradições indígenas, irão apresentar temas musicais de sua autoria, com interpretações em língua Guarani e Português.

A seguir ao concerto e integrado no mesmo, realizar-se-á uma "Roda de Conversa" sobre o tema "Releituras Musicais Indígenas" para a qual todos os participantes estão convidados e que terá como objetivo dar a conhecer o fazer musical indígena e os âmbitos culturais nos quais esse fazer está contextualizado, centrado na música Guarani e na música do Alto Rio Negro, nos seus instrumentos musicais, nas relações de géneros, nos contexto onde se dão as performances musicais.

No sábado dia 10 de Junho às 21h no pátio da República 14. Reservas em reservas@republica14.pt


Diretamente do Algarve, os Manga Limão têm vindo a conquistar ouvidos e corações com uma fusão sonora que não passa despercebida. Formada por Pedro Basta, YURI, Mulé e Tommaso Anco, a banda junta as batidas do hip-hop com os brilhos do disco, passando por influências tropicais e ritmos dançantes que celebram a diversidade musical.

A banda brasileira Lagum, um dos principais grupos da nova geração da música brasileira, acabam de anunciar uma nova digressão mundial em 2026, desenhada pela promotora nacional Primeira Linha, com nova passagem por Portugal nos dias 17 de abril no Hard, Rock no Porto e a 18 de abril no LAV, em Lisboa.