​Drive-In Vilar de Mouros com cinema, música e humor, de 27 a 30 de Agosto

21-08-2020

Atendendo às diretrizes do Ministério da Cultura, que visam levar a Cultura para as ruas de forma segura e acessível a todos, valorizando o património natural e cultural, o Município de Caminha organiza o evento Drive-In Vilar de Mouros, entre 27 e 30 de Agosto, com cinema, música e humor. A noite de estreia, a 27 de Agosto, conta com o Tio Jel e o seu espectáculo de stand-up comedy "Salgue-se", seguido da projecção do filme "Begin Again", com Keira Knightley e Adam Levine dos Maroon 5 nos papéis principais, num filme em que a música é o fio condutor; no dia seguinte, Dead Cats Dead Rats - The Doors Trip recriam ao vivo o concerto Live at the Isle of Wight Festival 1970, uma homenagem aos The Doors, seguindo-se a projecção do filme "Rocketman", o extraordinário biopic sobre a vida de Elton John; o concerto de Aurea e a projecção de "Variações", o filme-sensação de 2019, protagonizado pelo talentoso Sergio Praia, garantem uma noite em cheio a 29 de Agosto; a última noite, a 30 de Agosto, é dedicada aos artistas locais e celebra o talento musical que há mais de 100 anos é marca distintiva de Vilar de Mouros: abre com a Banda de Música de Lanhelas, fundada em 1850, por onde tantos maestros passaram, continua com uma desgarrada, a partir da herança dos costumes do Minho, da autoria de Augusto Canário e Amigos, e encerra com a actuação da Academia de Música Fernandes Fão, que junta alunos e professores. As quatro noites do evento serão palco de intervenções diárias da Krisálida, companhia de teatro profissional de Caminha, com o mote "Família Amor-Feliz vai ao Drive-In Vilar de Mouros" .

O recinto do Drive-In Vilar de Mouros está desenhado para acomodar um total de 150 carros, sendo os acessos efetuados mediante a apresentação de bilhete de entrada, que será atribuído gratuitamente, devendo ser levantado, para cada dia, nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora. Cada bilhete equivale a um veículo, com lotação máxima autorizada de 5 pessoas. A entrada será efectuada por ordem de chegada. As portas do recinto abrem 45 minutos antes da programação diária. O dia 28 de Agosto é dedicado aos motards e a Associação Grupo Motard de Vilar de Mouros irá gerir os acessos ao evento nesse dia tão especial.

O respeito pelas recomendações da DGS quanto ao afastamento social, utilização de máscara em locais fechados e desinfeção de mãos será obrigatório, não estando autorizada a saída do veículo excepto para deslocação ao WC. O controlo de fluxos de trânsito terá o auxílio da GNR no exterior e no interior o apoio de staff e dos Bombeiros no estacionamento dos veículos. As refeições serão controladas através da aplicação 3cket, que permite aos utentes pedirem comodamente, na sua viatura, comida e bebida.

Vilar de Mouros está umbilicalmente ligado à história da música: foi lá criado o primeiro festival de música da península ibérica em 1965 e, desde então, é encarado como o santuário nacional da música, que atrai milhares de turistas anualmente, que procuram conhecer a sua história, o recinto e sentir as vibrações daquele espaço e do palco, criado em 1982 de forma permanente, que até hoje se mantém inalterado. Com o objetivo de manter esta ligação à música e cultura, valorizando o património imaterial da freguesia, o Drive-In Vilar de Mouros pretende envolver as forças vivas e artísticas do concelho cumprindo todas as diretrizes de segurança sanitárias recomendadas pela DGS. A freguesia de Vilar de Mouros, concelho de Caminha leva, através deste projecto especial, a cultura aos habitantes e turistas da região, enquanto aguardamos o regresso do Festival EDP Vilar de Mouros em 2021.

livecom