''Downton Abbey'' | Banda sonora foi composta por John Lunn e chega às lojas a 13 de setembro

A Decca Records/Decca Gold anunciou o lançamento da banda sonora do muito aguardado filme "Downton Abbey", composta por John Lunn. Com um estilo semelhante ao da série vencedora dedois Emmys, a banda sonora tem uma grande riqueza orquestral, ouvindo-se ao longo do disco o célebre tema principal. Num regresso aos Loucos Anos 20, surgem arranjos jazzísticos com valsas exuberantes, refletindo os estilos populares de então.

A série de televisão original foi para o ar pela primeira vez em setembro de 2010 e teve seis temporadas aclamadas pela crítica, conquistando legiões de fãs em todo o mundo e uma infinidade de prémios para o elenco e criativos. O filme "Downton Abbey" deverá estrear a 19 de setembro. O filme começa onde a história terminou no outono de 1927, juntando-se a Lord e Lady Grantham e à extensa família Crawley enquanto eles se preparam para a visita do rei George V. Com um argumento de Julian Fellowes, membros do elenco original incluindo Hugh Bonneville, Elizabeth McGovern e Dame Maggie Smith, ao lado de novos membros como Imelda Staunton, David Haig e Geraldine James.

O compositor escocês John Lunn escreveu a música que possui uma voz única e abrange um amplo espectro de estilos musicais. Lunn recebeu dois Primetime Emmy Awards pela sua música para "Downton Abbey" e duas nomeações aos BAFTA em 2012 e 2016. Outros trabalhos recentes incluem "The White Queen", "Grantchester", "Shetland", "The Last Kingdom" e "Jamestown". Lunn foi aclamado pela crítica pelas suas bandas sonoras de três adaptações da BBC de obras de Charles Dickens: "The Mystery of Edwin Drood", "Little Dorrit" e "Bleak House".

Lunn foi a primeira escolha para compor a banda sonora do filme e o próprio lembra-se de quando o projeto lhe foi proposto pela primeira vez: "Fiquei muito feliz por ter sido abordado para criar a banda sonora da longa-metragem de uma série que teve um enorme impacto no público e em fãs de todo o mundo. No início foi como descobrir um amigo há muito perdido, mas aos poucos percebi que nunca nos tínhamos separado; no final, foi uma grande alegria revisitar este material e ter a oportunidade de levá-lo a um novo patamar".

Este ano, a icónica editora inglesa Decca celebra o seu 90.º aniversário, tendo sido criada em 1929 - apenas dois anos depois da história do filme, o que torna esta colaboração ainda mais especial. A banda sonora estará disponível digitalmente, em CD e em vinil.

"Downton Abbey: The Original Motion Picture Soundtrack" será lançada pela Decca Records/Decca Gold a 13 de setembro.

universal music

Publicidade