Direito de resposta e retificação de Elisabeta Araújo Cardoso à notícia do Som Direto referente ao lançamento do álbum de Pedro Correia

30-03-2022

Elisabeta Araújo Cardoso escritora com o pseudónimo Elis Bodêgo vem por este meio, ao abrigo dos artigos 25.º e 61.º da Lei da Imprensa, exercer o direito de resposta e retificação em relação à notícia publicada no site do Som Direto no dia 6 de março de 2022, com o título "Pedro Correia Apresenta ''O Amor é Cuidar''.

O meu nome é Elisabeta Araújo Cardoso, sou licenciada em jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, sou escritora, com o pseudónimo de Elis Bodêgo, estando registada como membro da Sociedade Portuguesa de Autores desde 2006. Venho ao seu encontro para fazer valer o meu Direito de Resposta face à notícia publicada no vosso meio de comunicação, no dia 06 de março, sobre o músico Pedro Correia, concretamente onde referem que, passo a citar: "autor e compositor de toda esta obra, letra e música". Acredito que esta informação tenha sido dada pelo músico mas é uma perfeita mentira. Passo a explicar, existem neste álbum pelo menos três temas que as letras/ poemas são da minha autoria e estão devidamente registados no IGAC e com confirmação do registo e autoria na Sociedade Portuguesa de Autores, e que o Sr. assumiu como sua própria autoria, roubando assim a minha propriedade intelectual, sem eu nunca ter sido sabedora ou contactada pelo dito Sr. Um dos temas é o que dá nome ao álbum "O amor é cuidar" com quadras retiradas de um poema meu chamado "Alma de Criança...Noite encantada" (https://almasuspensa.blogspot.com/2018/04/alma-de-crianca.html), "Viana Cidade Luz" retirado na íntegra de um poema meu chamado "Canção a Viana" (https://almasuspensa.blogspot.com/2016/11/nao-me-guardes.htmlem) que o Sr. resolveu usá-lo modificando algumas palavras do mesmo, e Somos vida, somos amor, (https://almasuspensa.blogspot.com/2020/05/viana-es-amor.html) com quadras retiradas de outro poema meu intitulado "Viana és Amor". Posso enviar o comprovativo do registo mas também pode consultar estes poemas no meu blog almasuspensa.blogspot.com. Estou a processar o Sr. Pedro Correia por plágio com processo a decorrer na Sociedade Portuguesa de Autores. Muito sinceramente, e mais uma vez acreditando que a informação publicada foi cedida por este Sr. continuo a referir em todos os meios para onde tenho apelado a falta de ética, de transparência e as sucessivas mentiras com que este Sr. vem a ludibriar o seu público e o público dos meios de comunicação por onde em passado a espalhar mentiras, e a pôr em causa o profissionalismo destes meios de comunicação social.