Dino D'Santiago na noite de 24 de abril, no Parque da Quinta dos Franceses

13-04-2023

Durante o mês de abril, são várias as iniciativas que celebram o 25 de Abril no concelho do Seixal. O grande destaque vai para o espetáculo na noite de 24 de abril, a partir das 22 horas, com Dino D'Santiago e convidados no Parque da Quinta dos Franceses.

«A liberdade é a nossa maior força» é o lema das comemorações do 25 de Abril no concelho do Seixal em 2023.

Dino D'Santiago, natural de Quarteira, é hoje uma figura central da música portuguesa. Em termos musicais trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica global, como prova o hino "Kriolu", com a colaboração de Julinho KSD e co-produção de Branko. O artista algarvio, porém, já ultrapassou qualquer fronteira musical e social.Com um ano de 2022 absolutamente avassalador, a começar pela lotação esgotada no Coliseu dos Recreios (Lisboa), passando por momento incontornáveis como o NOS Alive, MEO Marés Vivas, entre outros, o músico português afirma-se cada vez mais como um dos principais protagonistas da música contemporânea feita em português. Dino D'Santiago agrega público e critica, todos juntos numa multidão que agora também se junta os seguidores do The Voice Portugal (RTP), programa televisivo no qual o músico algarvio assume papel de mentor. Dino D'Santiago é, sem dúvida, um nome incontornável da atual música feita em Portugal.

Os Calema acabam de revelar uma grande colaboração com o popular cantor francês Tayc, no single "Dis-le moi", que será lançado no próximo dia 21 de junho. Esta parceria solidifica o estatuto dos Calema em França, onde têm conquistado muitos sucessos, depois de se terem afirmado como um fenómeno de sucesso em Portugal.

Música e sustentabilidade. Estas foram apenas duas das grandes âncoras que marcaram a edição de 2024 do North Festival, evento que decorreu, pela primeira vez, no Parque de Serralves. O evento recebeu, ao longo de três dias, 65 mil festivaleiros e registou um impacto económico de 22 milhões de euros.