Dino D'Santiago estreou ''BADIU'' no Cine Teatro Louletano

24-03-2022

Dino D'Santiago subiu no passado domingo à tarde ao palco do Cine Teatro Louletano.

A Loulé Dino d' Santiago levou a estreia de "Badiu", álbum que rodará em seguida por Portugal, já anunciada a presença no NOS ALIVE bem como a estreia no Coliseu dos Recreios (Lisboa) a 2 de abril.

"Badiu" conta com participações de artistas como Branko e Slow J, entre outros. O novo disco, que inclui "Lokura" e "Esquinas", foi já considerado um dos melhores discos de 2021 por vários meios.

"Badiu" era um termo depreciativo, mas acabou por se tornar "um símbolo de resistência". Foi essa característica que lhes permitiu manter mais facilmente os ritmos originais africanos.

Dino D'Santiago, natural de Quarteira, é hoje uma voz do mundo e da mistura. Trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica global, como prova o hino "Kriolu", com a colaboração de Julinho KSD e produção de Branko e PEDRO. Já pisou palcos como o do Super Bock Super Rock, NOS Primavera Sound (Porto), MED (Loulé), FMM (Sines), entre muitos outros.

Dino D'Santiago começou 2020 a estrear "Kriola" (Sony). Este seu disco foi considerado um dos melhores álbuns de 2020 por meios como o Público, Time Out, Blitz ou Correio da Manhã e está também para lá do panorama nacional, recebendo as mais elogiosas críticas dos meios americanos e brasileiros, como da Rolling Stone, do Complex e da Folha de S. Paulo. Recebeu ainda os Prémios Play de Melhor Álbum, Melhor Artista Masculino e Prémio da Crítica.

No final de 2021 editou o seu mais recente álbum, "Badiu", com participações de artistas como Branko e Slow J, entre outros. O novo disco, que inclui "Lokura" e "Esquinas", foi já considerado um dos melhores discos de 2021 por vários meios.

Dino D'Santiago é, sem dúvida, um nome incontornável da atual música feita em Portugal.

Fotos: Daniel Pina