Depois de ''Tela'', A SUL entrega-nos ''Metáforas''

02-06-2025

'Metáforas' é a nova canção de A SUL - depois de nos brindar com o seu 'Gin' e a pintura sonora 'Tela', chegam-nos as metáforas que pintam o corpo e prenunciam o que poderá chegar. O terceiro tema lançado pela artista neste seguimento fará também parte do álbum de estreia 'Quer Quer Quer' com lançamento previsto para Outubro de 2025.

Depois de nos apresentar um lado mais escuro, a artista traz o complemento da angústia mas com uma sonoridade dançável para que o momento "antes da morte chegar" não seja tão pesado. Não temos todos maior certeza do que essa, resta-nos só saber como lidar com o que vivemos antes dela chegar.

Nestas 'Metáforas' cantadas, A SUL traz-nos o bater à porta da morte, pura e dura. "O nome Metáforas veio a partir duma expressão que o meu avô me tinha contado, já com alguma dificuldade em comunicar - 'disseram-me que tinha metáforas na cabeça ou lá o que era..'".

Assim nasceu este tema, quando da maior dor extraímos o maior dos ensinamentos e dentro da metáfora a própria metáfora surgiu.

A SUL é o nome do projeto musical de Cláudia Sul, também compositora e produtora das canções que integram a sua obra. Em 2022, lançou o seu EP de estreia 'Já Agora' composto por cinco faixas. No ano seguinte, apresentou o single 'Gin', e ganhou os Novos Talentos FNAC com a canção 'Bleba', retirada do seu primeiro curta-duração.

Em 2025, a artista prepara-se para mostrar todo o novo repertório ao vivo, com concerto marcado no dia 29 de junho nos Jardins do Marquês. Antes disso, poderemos escutar A SUL, dia 5 de junho na Galeria Zé Dos Bois, na abertura do concerto do artista Christopher Owens. Não só de canções já lançadas serão compostos estes concertos, o antecipar do álbum será feito aos poucos sempre que atuar ao vivo até outubro.

Por agora é com 'Metáforas' que ficamos, temas escrito e composto por Cláudia Sul. A artista assumiu também a produção da canção e o mix e master ficou a cargo de Nuno Simões.

Teresa Lemos | Foto:Bruno Sul

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...

Conversamos com Aritson Lúcio, conhecido no mundo do Hip Hop como Da-Skill, um nome de peso no rap lusófono. Artista angolano, criado no Barreiro, em Portugal, Da-Skill iniciou a sua trajetória em 1999 e desde então vem trilhando um caminho marcado por dedicação, inovação e uma profunda ligação com as suas raízes culturais.

Com uma voz doce, uma escrita sensível e uma presença serena mas firme, Carlota Ulrich estreia-se a solo com o single "Para Hoje Te Dizer Olá" — uma canção que não é apenas um primeiro passo na música, mas um verdadeiro manifesto emocional sobre recomeços, tempo e coragem.

Diretamente do Algarve, os Manga Limão têm vindo a conquistar ouvidos e corações com uma fusão sonora que não passa despercebida. Formada por Pedro Basta, YURI, Mulé e Tommaso Anco, a banda junta as batidas do hip-hop com os brilhos do disco, passando por influências tropicais e ritmos dançantes que celebram a diversidade musical.