Decca Records celebra 90 Anos - 2019 uma ano com edições comemorativas

Ao longo do ano serão lançadas 90 reedições e raridades, o primeiro livro da Decca e um filme sobre Pavarotti

Este ano, uma das editoras mais icónicas no mundo, a Decca Records, celebra 90 anos. Desde o seu nascimento, a 29 de fevereiro de 1929, que a Decca cresceu de uma empresa britânica próspera para uma potência internacional de pleno direito, rapidamente conquistando o título de "The Supreme Record Company" - uma afirmação que é ainda mais forte do que nunca, 90 anos depois.

A Decca já foi a casa de inúmeros músicos lendários, de Luciano Pavarotti a David Bowie, passando por Dame Vera Lynn, Bing Crosby, Tom Jones, Billie Holiday, The Rolling Stones e Matovani. Atualmente é uma plataforma para uma nova geração de artistas ambiciosos - nomes como Andrea Bocelli, Sheku Kanneh-Mason e Gregory Porter continuam a representar o legado cultural da editora.

Ao longo de 2019, a Decca vai celebrar as suas nove décadas de excelência, assinalando a ocasião com:

  • "The Supreme Record Company: The Story Of Decca Records 1929-2019": um livro belissimamente ilustrado, o primeiro que abrange ao pormenor toda a história da editora.
  • Filme "Pavarotti": Um documentário de longa-metragem realizado por Ron Howard que conta a história da grande estrela mundial da Decca.
  • Evento do Victoria & Albert Museum: O V&A, em Londres, abre as suas portas à Decca a 5 de maio, no âmbito do V&A Performance Festival 2019, para um dia de música e dedicado às famílias.
  • Regresso ao estúdio perdido da Decca: Os estúdios de West Hampstead da Decca, uma joia histórica desconhecida, serão abertos novamente em julho por algumas noites, oferecendo uma variedade de atividades diferentes, desde concertos únicos a obras de arte e exposições inéditas.
  • Reedições e Raridades: 90 lançamentos físicos e digitais que abraçam o espírito da editora. Na primeira sexta-feira de cada mês durante todo o ano de 2019 será o 'Decca Day' com um novo lançamento.
  • Concertos: Uma série de concertos únicos em Londres, Berlim e Paris ao longo de 2019. O aniversário também será assinalado em alguns festivais de música e de artes no Reino Unido, como Love Supreme, os quatros eventos de Cheltenham e no Village Green.
  • Record Store Day 2019 (13 de abril): Uma série de lançamentos em vinil exclusivos nesta celebração mundial das lojas de música independentes.
  • Vídeos raros de David Bowie: Seis vídeos da altura da Deram Records foram restaurados para qualidade 1080 HD e serão lançados mensalmente a partir de 8 de março.
  • Rádio: Dois programas na BBC Radio 2 (disponíveis mundialmente na app BBC Sounds) que destacam as 20 gravações mais icónicas da Decca de sempre.
  • Podcasts: 45 podcasts únicos de 90 segundos - 45 RPM ("Record Podcast Moments") que destacam momentos chave da história da editora vão aparecer em www.decca90.com.

A Decca sempre foi muito mais que uma editora: foi também uma força inovadora no que diz respeito à gravação de som - o seu nome deriva do gramofone portátil Decca Dulcephone, um dos primeiros do género, sendo que o trabalho revolucionário no desenvolvimento do radar com o Decca Navigator System teve um impacto significativo durante a Segunda Guerra Mundial.

Universal Music Portugal

Publicidade