As Marchas de Alcântara e do Bairro Alto foram declaradas vencedoras ex aequo da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, que assinalou o seu 93.º aniversário com um marco histórico: o reconhecimento oficial como Património Cultural Imaterial. A distinção foi atribuída no âmbito de uma candidatura apresentada com o apoio da Câmara...
D'ALMA regressa com novo single ''Inércia''

"Inércia" é o novo single de D'Alma, emergulha profundamente nas contradições de quem tenta libertar-se de memórias que ainda pesam. "A canção aborda o conflito entre querer seguir em frente e o impulso de permanecer preso ao que já foi, seja pela dor ou pelo amor", afirma D´Alma.
Para o cantor e compositor, "a letra tem um tom intimista e vulnerável, e desenha o percurso emocional de alguém que confronta um passado que insiste em permanecer". Frases como "faz-me sentir que o mundo não parou/mas que no fim ninguém ficou preso aqui, expõem a luta entre o movimento e o apego, a clareza e a confusão", revela ainda o artista.
Musicalmente e visualmente, através do videoclipe realizado por Rodrigo Anjos, o tema acompanha essa transformação interna, e "a narrativa evolui gradualmente, e o arranjo melódico cresce em intensidade, conduzindo o ouvinte a um final mais íntimo e contido, que encerra a canção com uma serenidade de quem, finalmente, se encontra em paz", confessa D´Alma.
"Inércia" representa mais do que um novo lançamento, é um marco no percurso artístico de D'Alma, revelando uma maturidade emocional e musical cada vez mais evidente, enquanto se aproxima do lançamento do seu primeiro EP.
"Inércia" já está disponível em todas as plataformas digitais.
D'Alma é cantor, compositor e performer com formação em teatro, cuja abordagem artística combina sensibilidade, presença em palco e uma voz marcante. A sua relação com a música começou pelo ukulele - o primeiro instrumento que aprendeu a tocar - e evoluiu rapidamente para uma exploração mais ampla de sonoridades e estilos.
Liricamente distingue a Billie Eilish e Carolina Deslandes e, musicalmente e pelas suas composições, as suas maiores influências vão desde Ornatos Violeta, Imagine Dragons, Amor Electro, Benson Boone a RAYE ou SLOW J.
Em 2020, ganhou projeção nacional ao participar no The Voice Portugal, integrando a equipa de Marisa Liz. A sua performance nas Provas Cegas tornou-se viral, somando mais de 900 mil visualizações, e marcou o início da sua ligação com o grande público.
Sobre a participação no The Voice, D´Alma acrescenta ainda que, "foi um ponto de viragem na minha carreira artística, e mais do que uma vitrine de talento, o programa funcionou como uma verdadeira força motriz para reforçar a minha vontade de fazer da música o meu caminho. Mostrou-me que era capaz, mas também que precisava de trabalhar muito mais para realmente me descobrir como artista", partilha ainda D'Alma. E foi exatamente isso que fez, nos anos que se seguiram: mergulhou num processo contínuo de desenvolvimento pessoal e criativo, com o objetivo de evoluir e construir uma identidade musical autêntica.
Em maio de 2024, lançou o seu single de estreia, ´O Jogo´, produzido por Twins, conhecido por temas como "Ai Coração", que Mimicat levou à Eurovisão em representação de Portugal em 2023. Este single assinala o início do percurso discográfico de D'Alma, com influências que transitam entre o pop, pop-rock e indie-rock.
Neste momento, o artista apresenta o seu novo single, "Inércia", que revela uma abordagem sonora distinta e reforça a versatilidade do seu universo musical. O lançamento surge enquanto D'Alma finaliza o seu primeiro EP.
Com um posicionamento artístico sólido, D'Alma é um nome emergente a acompanhar no panorama da nova música portuguesa.
Bartrender | Foto:D.R.
Mafalda Creative e Mariana Bossy apresentam ''Terapia (Quase) Grátis'' no Coliseu de Lisboa
Depois de exporem (quase) tudo no irreverente podcast Plágio, Mafalda Creative e Mariana Bossy, duas das mais influentes criadoras de conteúdos em Portugal, voltam a juntar-se – desta vez ao vivo e em palco – para uma sessão única de stand-up: "Terapia (Quase) Grátis", no Coliseu de Lisboa, a 5 de novembro de 2025, às 21h00....
O espetáculo de dança, música e canto irlandês Celtic Legends está de volta a Portugal com a digressão "The Life in Green Tour 2025", numa celebração vibrante das histórias, lendas e tradições da Ilha Esmeralda. A nova versão do espetáculo promete contagiar o público com a energia e o ritmo alucinante que tornaram os Celtic Legends num fenómeno...
Joaquín Cortés, reconhecido como um dos mais importantes ícones da dança flamenca a nível mundial, regressa a Portugal com o seu mais recente espetáculo, "O Sonho de Cortés", numa celebração intensa da arte e da emoção em movimento.