Cristina Branco edita novo álbum no Outono

02-06-2023

Estão terminadas as gravações do novo trabalho de Cristina Branco. O seu 18º álbum de originais tem edição agendada para o Outono e promete fazer nascer um novo repertório original de um género musical tão fundamentalmente português como o Fado.

Dando voz a diferentes autores, algo habitual na extensa obra da cantora, Cristina Branco idealizou um regresso assumido ao Fado, uma ode à sua tradição, mas também uma sua reinvenção através da contribuição criativa de um vasto conjunto de letras e novas perspetivas.

Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Luís Figueiredo no piano e Bernardo Moreira no contrabaixo são os músicos que juntamente com Cristina Branco gravaram e produziram este novo trabalho.

'A verdade é que nunca me debrucei tão profundamente sobre o fado tradicional como aqui. Se é "o" fado ou o meu fado, não sei, mas é no processo de aprendizagem e descoberta do caminho, que o disco se construiu.'
Cristina Branco

Somando 26 anos de carreira, 17 álbuns editados e inúmeros concertos em todo o mundo, Cristina Branco é uma infatigável embaixadora da cultura portuguesa. O seu último trabalho 'Eva' (2020) - Menção Honrosa do Prémio José Afonso 2021 - encerra a trilogia iniciada com 'Menina' (2016) e 'Branco' (2018). Em 2022, Cristina Branco percorreu a Europa em mais de 50 concertos e lançou o 'documento' (como carinhosamente gosta de lhe chamar), 'Amoras numa Tarde de Outono', fruto da sua longa colaboração com o pianista João Paulo Esteves da Silva. Este álbum é a sua primeira, e única até à data, edição em vinil.

Cristina Branco subirá ao palco da Sala Suggia da Casa da Música, no Porto, no dia 30 de Novembro. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais. 

©Locomotiva Azul 

Miguel Araújo começa o ano de 2026 com o lançamento de Por Fora Ninguém Diria, o seu novo álbum de originais, já disponível nas plataformas digitais desde 1 de janeiro. O disco, que terá mais tarde edição limitada em vinil e CD, assinala o regresso do músico ao formato de longa-duração em nome próprio e celebra duas décadas de...

A MTV deixou de passar música na Europa e, com isso, fecha-se simbolicamente um dos capítulos mais marcantes da história da televisão. À meia-noite de 1 de janeiro de 2026, os canais musicais da marca desapareceram do ar, encerrando uma ligação que durante décadas definiu gerações, tendências e a forma como se consumia música.

Padre Guilherme tornou-se uma das figuras mais originais da música eletrónica contemporânea ao fundir a profundidade da música sacra com a energia do techno, criando experiências sonoras que cruzam espiritualidade e cultura de pista. A sua atuação na Jornada Mundial da Juventude 2023, em Lisboa, perante cerca de 1,5 milhões de jovens, marcou um...