Cristina Branco edita novo álbum no Outono

02-06-2023

Estão terminadas as gravações do novo trabalho de Cristina Branco. O seu 18º álbum de originais tem edição agendada para o Outono e promete fazer nascer um novo repertório original de um género musical tão fundamentalmente português como o Fado.

Dando voz a diferentes autores, algo habitual na extensa obra da cantora, Cristina Branco idealizou um regresso assumido ao Fado, uma ode à sua tradição, mas também uma sua reinvenção através da contribuição criativa de um vasto conjunto de letras e novas perspetivas.

Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Luís Figueiredo no piano e Bernardo Moreira no contrabaixo são os músicos que juntamente com Cristina Branco gravaram e produziram este novo trabalho.

'A verdade é que nunca me debrucei tão profundamente sobre o fado tradicional como aqui. Se é "o" fado ou o meu fado, não sei, mas é no processo de aprendizagem e descoberta do caminho, que o disco se construiu.'
Cristina Branco

Somando 26 anos de carreira, 17 álbuns editados e inúmeros concertos em todo o mundo, Cristina Branco é uma infatigável embaixadora da cultura portuguesa. O seu último trabalho 'Eva' (2020) - Menção Honrosa do Prémio José Afonso 2021 - encerra a trilogia iniciada com 'Menina' (2016) e 'Branco' (2018). Em 2022, Cristina Branco percorreu a Europa em mais de 50 concertos e lançou o 'documento' (como carinhosamente gosta de lhe chamar), 'Amoras numa Tarde de Outono', fruto da sua longa colaboração com o pianista João Paulo Esteves da Silva. Este álbum é a sua primeira, e única até à data, edição em vinil.

Cristina Branco subirá ao palco da Sala Suggia da Casa da Música, no Porto, no dia 30 de Novembro. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais. 

©Locomotiva Azul 

Duas vozes da nova geração musical uniram forças para dar vida a um projeto que promete marcar o panorama da música nacional. ELLA NOR e MALLINA apresentam INDÚSTRIA, um EP colaborativo que se afirma como uma celebração da cumplicidade criada em estúdio e como um manifesto artístico sobre o que significa viver e resistir dentro da engrenagem da...

De 5 a 7 de setembro, a Serra do Pilar recebe artistas de diferentes geografias e sonoridades, num cartaz que cruza tradição e contemporaneidade, sempre com a música como linguagem universal. De acordo com Paulo Preto, curador do festival, "o Gaia World Music tem vindo a afirmar-se como um espaço multicultural que reflete a enorme variedade de...

A cantora e compositora Maria Luiza Jobim, filha do lendário Tom Jobim, sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA no dia 13 de outubro de 2025. A sua estreia em Portugal terá um convidado de luxo: o cantor António Zambujo, numa colaboração que promete unir o melhor da música brasileira e portuguesa.

A FATACIL, em Lagoa, um dos maiores palcos culturais e populares do Algarve, recebe este sábado, 30 de agosto, uma banda que marcou várias gerações da música portuguesa. Com quase quatro décadas de carreira, sucessos que se tornaram hinos e uma energia que continua a conquistar plateias, os Delfins regressam a este certame, 29 anos depois da sua...