No próximo dia 2 de outubro, às 21h, o Coliseu do Porto recebe uma noite memorável: o concerto de celebração dos 20 anos de carreira de Os Azeitonas.
Conhecidos os vencedores dos Prémios NICO 2023

Pelo sétimo ano consecutivo, a Academia Portuguesa de Cinema distingue os jovens talentos do cinema nacional com os Prémios NICO. São eles Ary Zara, realizador da curta-metragem "Um Caroço de Abacate", que tem arrecadado vários prémios internacionais; Ivo Arroja, ator com participações em "Restos do Vento" e "Nação Valente"; e Leonor Vasconcelos, que se distinguiu nas longas-metragens "Mal Viver", "Viver Mal" e "Restos do Vento".
Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema, enaltece a realização de mais uma edição dos Prémios Nico que premeiam os novos talentos do cinema nacional. "É cada vez mais importante reconhecer e incentivar o trabalho dos jovens, pois eles são um importante contributo para o fortalecimento e desenvolvimento do cinema nacional. A Academia Portuguesa de Cinema considera primordial continuar a apoiar e incentivar os novos talentos reconhecendo as suas habilidades e sucesso".
Este ano, os troféus serão atribuídos aos vencedores a 19 de abril, pelas 18h00, no Cinema Fernando Lopes, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), durante o evento onde serão anunciados os nomeados aos Sophia2023.
Cada um dos três jovens receberá ainda um prémio monetário de mil euros, para o qual conta com o apoio da empresa DR. Lima e Sá, Serviços de Saúde, que se associa pela primeira vez aos Prémios NICO.
Recorde-se que em 2022 foram distinguidos com os Prémios NICO a atriz Bárbara Branco, o ator José Condessa e a realizadora Catarina Vasconcelos.
Sobre os vencedores:
Ary Zara, nascido a 22 de novembro de 1986
Licenciado em Cinema pela ULHT, Ary Zara estudou também guionismo, como bolseiro, na Universidade do Texas em Austin. Vendeu o seu primeiro guião de longa-metragem à Ukbar, mas é com a Take it Easy que inicia o seu percurso como realizador dirigindo a curta-metragem "Um Caroço de Abacate", protagonizada por Ivo Canelas e Gaya de Medeiros.
A curta-metragem "Um Caroço de Abacate" teve estreia nacional no IndieLisboa 2022, tendo sido galardoada com o Prémio do Público e o Prémio Novo Talento The Yellow Color, bem como uma menção honrosa. Marcou também presença em festivais internacionais como o BFI, o AFI FEST (menção honrosa), Clermont Ferrand (Melhor Curta-Metragem Queer e Prémio Estudante), Film Court Brest (Prémio do Público), Regard (Prémio do Público, Menção Especial Jurí da Critica Quebec e Menção Especial Short & Queer) Newfest LGBTQ, Interfilm e LSFF.
Ary Zara trabalha como diretor criativo do Queer Art Lab, plataforma que apoia artistas LGBTQI+ e é co-criador do projeto activista T Guys Cuddle Too, através do qual se tornou palestrante em diversos eventos e performer no coletivo BRABA.
Ivo Arroja, nascido a 11 de fevereiro de 2001
Ivo Arroja nasceu no Porto, tendo frequentado a Academia Contemporânea do Espetáculo entre 2017 e 2020. Em 2018, participa na série "O Nosso Cônsul em Havana", de Francisco Manso, seguindo-se a série "Causa Própria", de João Nuno Pinto, em 2022, e Histórias da Montanha (2023). No grande ecrã, destacam-se as suas participações nos filmes "Restos do Vento", de Tiago Guedes e "Nação Valente" de Carlos Conceição, este último com estreia a 20 de abril nas salas de cinema portuguesas.
Leonor Vasconcelos, nascida a 2 de maio de 1998
Leonor Vasconcelos teve a sua primeira experiência artística quando, com apenas 5 anos, ingressou no Grupo de Teatro Infantil Animarte. Quatro anos mais tarde teria a sua primeira experiência profissional na série televisiva «Chiquititas», desde então tem vindo a participar em inúmeros projetos.
Enquanto frequentava o curso de Artes e Humanidades, pertenceu ao Grupo de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa de 2017 a 2020. Leonor Vasconcelos consolidou a sua formação na área da representação através da participação em vários cursos nacionais e internacionais, em escolas de prestígio como Guildhall School of Speech and Drama, The Lee Strasberg Theatre & Film Institute e Royal Conservatoire of Scotland.
«Viver Mal» (do díptico "Mal Viver"/"Viver Mal") e «Restos do Vento» são as suas principais participações no grande ecrã. Já em televisão, destacam-se diversas séries e telenovelas como «Santiago», «Histórias da Montanha», «Ao Largo», «Há-de Haver Uma Lei», «Chegar a Casa», «Dancin' Days» e «Pai à Força».
Sobre os Prémios NICO:
Os Prémios NICO, assim designados em homenagem ao ator e realizador Nicolau Breyner, têm por objetivo reconhecer e incentivar novos talentos de profissionais cujo trabalho se destaque numa atividade relacionada com o cinema português.
Jervis
Demi Lovato está de volta com um novo single explosivo. "Here All Night" já chegou às plataformas digitais e promete tornar-se um dos grandes temas da pista de dança deste ano.
Luís Trigacheiro já tinha tido uma canção escrita por Diogo Piçarra, editada logo no seu primeiro álbum, trabalho de estreia lançado depois de ter vencido o The Voice em 2021 e de ter deixado rendidos todos os mentores dessa edição. Um deles era, precisamente, Diogo Piçarra, que, apesar de algarvio, não esconde as suas memórias de infância no...
´Lunares´é novo single de Salvadorico, e já está disponível em todas as plataformas digitais.