Os Suede vão voltar a atuar em Portugal no próximo ano. A banda liderada por Brett Anderson tem agendados dois concertos: a 19 de março no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e a 20 de março no Campo Pequeno, em Lisboa.
Conhecidos os nomeados aos Prémios Sophia 2023
A Academia Portuguesa de Cinema (APC) revelou esta quarta-feira, dia 19, os nomeados para a 21ª edição dos Prémios Sophia. "Alma Viva", a longa metragem de Cristèle Alves Meira lidera com 13 nomeações. Seguem-se "Nunca Nada Aconteceu", de Gonçalo Galvão Teles e "Restos do Vento", de Tiago Guedes, ambos nomeados para 11 categorias e "Lobo e Cão", de Cláudia Varejão, com 7 nomeações. Também com várias nomeações constam "Um Filme em Forma de Assim" e ainda "A Viagem de Pedro".
Os atores Inês Castel-Branco e Lourenço Ortigão e o Presidente e Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso e Carla Chambel, revelaram a lista de nomeados para a edição de 2023 dos Prémios Sophia numa apresentação que decorreu na Sala Fernando Lopes, na Universidade Lusófona em Lisboa. Neste evento foi também divulgada a personalidade que será homenageada com o Prémio Sophia Carreira: Carlos Saboga.
Carlos Saboga, argumentista de referência do cinema português desde os anos 80, escreveu filmes de António-Pedro Vasconcelos, Luís Galvão Telles, Fernando Lopes, Raul Ruiz, Valéria Sarmento e Mário Barroso, tendo também escrito e realizado os seus próprios filmes ("Photo", "A Uma Hora Incerta").
Viveu em Itália, Argélia e Paris onde trabalha como tradutor, jornalista, crítico de cinema e assistente de realização. O seu primeiro argumento data de 1969, do filme "II Sasso in Bocca" do realizador Giuseppe Ferrara, tendo escrito, a partir desse momento, vários argumentos italianos e franceses.
Nos Prémios Sophia, o argumentista venceu o galardão de Melhor Argumento Original em 2013 pelo seu trabalho em "As Linhas de Wellington", e esteve nomeado em 2019 para a categoria de Melhor Argumento Adaptado com "O Caderno Negro" e em 2021, para a categoria de Melhor Argumento Original com o filme "Ordem Moral".
Foram ainda entregues os seguintes prémios:
- Prémio Arte & Técnica:
- "Filmes com Estrelas", uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, através do Loulé Film Office, programada por Manuel Baptista
- Melhor Cartaz: Júlia Garcia, "Entre Ilhas"
- Melhor Trailer: João Braz, "Lobo e Cão"
- Melhor Filme Europeu: "L'événement" (O Acontecimento), de Audrey Diwan, distribuidora NOS Audiovisuais
- Prémios Nico: Ary Zara, Ivo Arroja e Leonor Vasconcelos
Recorde-se que a 12ª cerimónia de entrega dos Prémios Sophia terá lugar a 21 de maio no Casino Estoril, com transmissão na RTP2.
Jervis | Academia Portuguesa de Cinema
A artista Zinha lançou no passado dia 5 de setembro o seu mais recente tema, "Secret", uma faixa cantada em inglês que se insere no universo do R&B contemporâneo.
Depois do fenómeno da banda The Velvet Sundown, criada com recurso a Inteligência Artificial, surge agora uma nova protagonista no panorama musical digital. Chama-se Tocanna e já está a dar que falar.
O filme Banzo, da realizadora Margarida Cardoso, foi escolhido para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Internacional da 98.ª edição dos Óscares, cuja cerimónia terá lugar em março de 2026, em Hollywood, Los Angeles (EUA).