Conheça os vencedores do Festival CINANIMA 2023

19-11-2023

Desde 13 de novembro que a cidade de Espinho foi invadida pelo Cinema de Animação, com exibição de curtas e longas-metragens de várias partes do mundo. A 47ª edição do Festival de Cinema culminou com a gala de sábado, que anunciou os premiados das várias categorias. O CINANIMA, organizado pela Nascente – Cooperativa de Ação Cultural, atribuiu o principal prémio foi para 'Our Uniform' da realizadora iraniana Yegane Moghaddam, com destaque a abordagem de "um tema sensível e complexo, com a ajuda de uma estética e técnicas de animação não convencionais e inovadoras. Uma história existente de que todos nós já ouvimos falar, mas que parece que não acreditamos", destacou o painel de jurados desta categoria.
Ainda na competição internacional de curtas-metragens, o Prémio Especial do Júri foi atribuído a 'Family Portrait', da realizadora croata Lea Vidakovic, "pela excelente abordagem artística e técnica que revela o cenário de um período histórico conturbado e o ambiente complexo dos laços familiares". O Prémio Alves Costa para a melhor curta até oito minutos foi para 'Island', de Michael Faust, de Israel.
Nas longas-metragens, o Grande Prémio Cinanima 2023 foi atribuído a ': 'Four Souls of Coyotte', um filme realizado por Áron Gauder, da Hungria. "O filme recorda-nos que os desafios que a Humanidade enfrenta são universais e que nós temos que encontrar o nosso lugar no grande círculo das criaturas. O uso do desenho à mão não deixa espaço a uma queixa clássica. A grande força do filme reside no claro simbolismo das imagens e na pureza da sua animação", enfatiza o painel de jurados desta categoria.
Na competição nacional, o Prémio António Gaio foi para a curta-metragem de Dimitri Mihajlovic, Miguel Lima, 'Quase me Lembro', que convenceu "pela imagens e texturas subtis e sedutoras, o vencedor é um filme intrigante em que a voz-off e o som o tornam incrivelmente envolvente. Um pássaro, máscaras e o espaço dão ao público pistas visuais que ajudam a compreender a história", sublinha o júri desta categoria. O prémio do público foi atribuído à curta-metragem 'After A.D. (After Dad)' do Americano Ethan Barrett.
Henrique Neves, presidente da Nascente – Cooperativa de Ação Cultural, relevou a importância cultural do Festival para a cidade de Espinho e para o país, que desde dia 13 de novembro junta figuras ilustres do cinema de animação mundial. "Pelo seu 47º ano, o CINANIMA trouxe muitas obras da mais elevada qualidade de todo o mundo, dificultando mais uma vez a decisão do nosso júri", explica Henrique Neves. "De destacar este ano, a capacidade destes filmes retratarem assuntos delicados e complexos e apresentá-los numa perspetiva inovadora. A animação é um mundo onde a imaginação não tem fronteiras, e esta edição apresentou-nos a realidade que muitas vezes queremos ignorar.", conclui.

A 47.ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que começou em 13 de novembro, teve um total 130 filmes de 33 países em competição. Com a distinção do Grande Prémio CINANIMA 2023/Prémio Cidade de Espinho o filme 'Our Uniform', de Yegane Moghaddam, passa assim a integrar a corrida ao Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na categoria de melhor curta-metragem.

 
Prémios CINANIMA 2023

Grande Prémio CINANIMA 2023/Prémio Cidade de Espinho: 'Our Uniform' (Yegane Moghaddam, Irão)
Prémio Especial do Júri: 'Family Portrait' (Lea Vidakovic, Croácia)
Prémio para Melhor Curta-Metragem até 8 Minutos/Prémio Alves-Costa: 'Island' (Michael Faust, Israel)
Prémio para a Melhor Curta-Metragem Mais de 8 até 16 Minutos: 'The Garden of Heart' (Olivér Hegyi, Hungria)
Grande Prémio CINANIMA 2023 – Longa-metragem: 'Four Souls of Coyotte' (Áron Gauder, Hungria)

Menções Honrosas
Melhor Direção Artística: Skinned (Joachim Hérissé, França)
Melhor Sonoplastia: 'Telsche' (Sophie Colfer, Ala Nunu, Polónia)

Prémio Nacional

Prémio António Gaio: 'Quase me Lembro' (Dimitri Mihajlovic, Miguel Lima)
Menção Honrosa Prémio António Gaio: 'Sopa Fria' (Marta Monteiro)
Prémio Jovem Cineasta Português (+18 anos, até 30 anos): 'Home' (Filipa da Costa Gaspar)
Menção Honrosa Jovem Cineasta Português: 'Enxoval' (Mariana Pardal Jacinto)
Prémio Jovem Cineasta Português (-18 anos): 'A princesa que venceu o medo' (Associação de Ludotecas do Porto – Alunos do 2º ano da Escola EB de Costa Cabral)

Prémio Jovem Cineasta Português Menção Honrosa: 'My Cat's Life' (Matilde Dionísio)

Competição Internacional Obras de Estudante

Grande Prémio CINANIMA 2023 – Filme de Estudantes/Prémio Gaston Roch: 'Crab Day' (Ross Stringer, Reino Unido)

Competição Internacional de Estudantes, Menção honrosa: 'Friendly Fire' (Tom Koryto Blumen, Israel)

Competição Internacional de Estudantes, Menção honrosa: 'Pipás' (Lili Tóth, Hungria)

Os OneRepublic acabam de lançar o seu novo álbum, "Artificial Paradise". O novo álbum chega após o recente single "Hurt", lançado na semana passada. No início deste verão, os OneRepublic partilharam o seu grande sucesso com David Guetta, "I Don't Wanna Wait", que acumulou mais de 130 milhões de streams em todo o mundo até ao momento....

Diogo Piçarra lançou o videoclipe para "Há Sempre Uma Música", canção incluída no álbum mais recente do artista, "SNTMNTL" lançado a 1 de Março de 2024. Com esta novidade, Diogo Piçarra anuncia igualmente a edição em vinil a 26 de Julho do seu já muito bem-sucedido álbum, que inclui grandes êxitos como "Monarquia", "Sorriso", "Saída de Emergência",...