A preparar uma nova e desafiante fase criativa, o cantor, compositor, ator, produtor e superestrela mundial Joe Jonas, nomeado para os GRAMMYs®, apresenta o seu novo single "Heart By Heart" que antecipa o seu próximo álbum a solo, "Music For People Who Believe In Love", que chega a 23 de maio. Já disponível em regime de pré-venda....
Conheça os vencedores do Festival CINANIMA 2023

Desde 13 de novembro que a cidade de Espinho foi invadida pelo Cinema de Animação, com exibição de curtas e longas-metragens de várias partes do mundo. A 47ª edição do Festival de Cinema culminou com a gala de sábado, que anunciou os premiados das várias categorias. O CINANIMA, organizado pela Nascente – Cooperativa de Ação Cultural, atribuiu o principal prémio foi para 'Our Uniform' da realizadora iraniana Yegane Moghaddam, com destaque a abordagem de "um tema sensível e complexo, com a ajuda de uma estética e técnicas de animação não convencionais e inovadoras. Uma história existente de que todos nós já ouvimos falar, mas que parece que não acreditamos", destacou o painel de jurados desta categoria.
Ainda na competição internacional de curtas-metragens, o Prémio Especial do Júri foi atribuído a 'Family Portrait', da realizadora croata Lea Vidakovic, "pela excelente abordagem artística e técnica que revela o cenário de um período histórico conturbado e o ambiente complexo dos laços familiares". O Prémio Alves Costa para a melhor curta até oito minutos foi para 'Island', de Michael Faust, de Israel.
Nas longas-metragens, o Grande Prémio Cinanima 2023 foi atribuído a ': 'Four Souls of Coyotte', um filme realizado por Áron Gauder, da Hungria. "O filme recorda-nos que os desafios que a Humanidade enfrenta são universais e que nós temos que encontrar o nosso lugar no grande círculo das criaturas. O uso do desenho à mão não deixa espaço a uma queixa clássica. A grande força do filme reside no claro simbolismo das imagens e na pureza da sua animação", enfatiza o painel de jurados desta categoria.
Na competição nacional, o Prémio António Gaio foi para a curta-metragem de Dimitri Mihajlovic, Miguel Lima, 'Quase me Lembro', que convenceu "pela imagens e texturas subtis e sedutoras, o vencedor é um filme intrigante em que a voz-off e o som o tornam incrivelmente envolvente. Um pássaro, máscaras e o espaço dão ao público pistas visuais que ajudam a compreender a história", sublinha o júri desta categoria. O prémio do público foi atribuído à curta-metragem 'After A.D. (After Dad)' do Americano Ethan Barrett.
Henrique Neves, presidente da Nascente – Cooperativa de Ação Cultural, relevou a importância cultural do Festival para a cidade de Espinho e para o país, que desde dia 13 de novembro junta figuras ilustres do cinema de animação mundial. "Pelo seu 47º ano, o CINANIMA trouxe muitas obras da mais elevada qualidade de todo o mundo, dificultando mais uma vez a decisão do nosso júri", explica Henrique Neves. "De destacar este ano, a capacidade destes filmes retratarem assuntos delicados e complexos e apresentá-los numa perspetiva inovadora. A animação é um mundo onde a imaginação não tem fronteiras, e esta edição apresentou-nos a realidade que muitas vezes queremos ignorar.", conclui.
A 47.ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que começou em 13 de novembro, teve um total 130 filmes de 33 países em competição. Com a distinção do Grande Prémio CINANIMA 2023/Prémio Cidade de Espinho o filme 'Our Uniform', de Yegane Moghaddam, passa assim a integrar a corrida ao Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na categoria de melhor curta-metragem.
Prémios CINANIMA 2023
Grande Prémio CINANIMA 2023/Prémio Cidade de Espinho: 'Our Uniform' (Yegane Moghaddam, Irão)
Prémio Especial do Júri: 'Family Portrait' (Lea Vidakovic, Croácia)
Prémio para Melhor Curta-Metragem até 8 Minutos/Prémio Alves-Costa: 'Island' (Michael Faust, Israel)
Prémio para a Melhor Curta-Metragem Mais de 8 até 16 Minutos: 'The Garden of Heart' (Olivér Hegyi, Hungria)
Grande Prémio CINANIMA 2023 – Longa-metragem: 'Four Souls of Coyotte' (Áron Gauder, Hungria)
Menções Honrosas
Melhor Direção Artística: Skinned (Joachim Hérissé, França)
Melhor Sonoplastia: 'Telsche' (Sophie Colfer, Ala Nunu, Polónia)
Prémio Nacional
Prémio António Gaio: 'Quase me Lembro' (Dimitri Mihajlovic, Miguel Lima)
Menção Honrosa Prémio António Gaio: 'Sopa Fria' (Marta Monteiro)
Prémio Jovem Cineasta Português (+18 anos, até 30 anos): 'Home' (Filipa da Costa Gaspar)
Menção Honrosa Jovem Cineasta Português: 'Enxoval' (Mariana Pardal Jacinto)
Prémio Jovem Cineasta Português (-18 anos): 'A princesa que venceu o medo' (Associação de Ludotecas do Porto – Alunos do 2º ano da Escola EB de Costa Cabral)
Prémio Jovem Cineasta Português Menção Honrosa: 'My Cat's Life' (Matilde Dionísio)
Competição Internacional Obras de Estudante
Grande Prémio CINANIMA 2023 – Filme de Estudantes/Prémio Gaston Roch: 'Crab Day' (Ross Stringer, Reino Unido)
Competição Internacional de Estudantes, Menção honrosa: 'Friendly Fire' (Tom Koryto Blumen, Israel)
Competição Internacional de Estudantes, Menção honrosa: 'Pipás' (Lili Tóth, Hungria)
Sam Fender edita novo tema, ''Tyrants''
Sam Fender acaba de lançar "Tyrants", um tema retirado do seu mais recente EP, "Me and the Dog", disponível apenas em vinil para o Record Store Day.
A superestrela colombiana de pop/rock Juanes acaba de editar "Una Noche Contigo", o primeiro single do seu aguardado décimo segundo álbum. Enquanto o álbum "Vida Cotidiana" (2023) do icónico músico, aclamado pela crítica e vencedor de múltiplos prémios, refletiu o seu trabalho mais introspetivo (explorando a evolução das perspetivas adultas em...
Chama-se "Hold On Stay Strong" e é o primeiro single do álbum homónimo do coletivo Blues Against the Machine, cuja edição física em CD e vinil está prevista para maio. Esta é a primeira amostra de um disco que promete marcar presença no panorama europeu do blues.