Concerto de homenagem aos profissionais de saúde em Torres Vedras
A encerrar o V Ciclo de Órgão de Torres Vedras, a Igreja da Misericórdia de Torres Vedras acolhe no próximo dia 23 de maio, pelas 16h00, um Candlelight Concert.
Trata-se de um concerto de homenagem aos profissionais de saúde, o qual estava previsto realizar-se em janeiro, mas que foi adiado devido ao contexto pandémico em que o país viveu.
Candlelight Concert será um recital onde o étnico e o clássico se tocam. Contará com a participação do organista polaco Norbert Itrich, que executará música antiga europeia, assim como com a do Coro Notas d`Alta (do Hospital Dona Estefânia), que interpretará algumas peças de inspiração mariana e espirituais negros.
Será um momento fortemente emotivo, à luz das velas, onde a meditação e a comunhão estarão bem presentes.
De referir que este concerto será transmitido em direto na página de Facebook e no canal de Youtube da Câmara Municipal de Torres Vedras.
As reservas para se assistir presencialmente ao concerto devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 320 760.
Norbert Itrich
Nascido na Polónia, aí realizou os seus estudos de órgão e saxofone. É organista e professor de órgão com especialização em música sacra, tendo para esse efeito efetuado estudos na escola episcopal de órgão em Pelplin (Polónia, 1993). Obteve o título de professor de saxofone no Conservatório de Música de Grudziadz (Polónia, 1994).
Prosseguiu os seus estudos, completando a sua formação e experiência como organista com Esteban Landart e Radoslaw Marzec. Desde o ano de 2002 reside na Cantábria (Espanha), onde tem realizado uma intensa carreira enquanto organista e saxofonista, sendo convidado frequentemente para participar nos mais prestigiados festivais de órgão da Europa.
O seu repertório vai desde o barroco até aos compositores da atualidade, dedicando-se também à improvisação. É organista na Igreja de Los Corrales de Buelna e organista titular da Catedral de Santander.
Coro Notas d`Alta
O Coro Notas d`Alta é composto por profissionais de saúde do Hospital Dona Estefânia (Lisboa). Teve origem em 2018 e já se apresentou em vários locais e contextos, possuindo um repertório bastante eclético, que abrange música para filmes, espirituais negros, música ligeira, música popular/étnica e música sacra e clássica (desde a época medieval até à atualidade).
Sediado no Hospital Dona Estefânia, tem realizado inúmeras participações no mesmo. Assume-se em formatos bastante interativos, próximos do público, sendo dirigido pelo maestro Daniel Oliveira desde a sua fundação.
©C.M.T.V
Publicidade