Coliseu Porto Ageas inaugura exposição sobre a sua história no dia em que assinala 78 anos

"Montra de Histórias" é título da exposição que a histórica sala de espetáculos do Porto inaugura esta quinta-feira, 19 de dezembro, dia em que assinala o 78.º aniversário.

Divida em seis núcleos, a exposição resulta de uma renovação e remodelação das montras situadas no corredor de acesso à Plateia e Tribuna, e evoca alguns dos grandes nomes que se apresentaram no Coliseu nas áreas da música, do cinema, da ópera, da dança ou do circo.

Partindo de desenhos de arquitetura, recortes de imprensa antigos, programas de espetáculos e imagens, aos quais se juntam objetos históricos como um móvel dos primeiros camarins, o Livro de Honra com as assinaturas dos artistas que atuaram na sala, máquinas de projeção de cinema, ou o Bastão de Molière usado pelo Maestro Pedro Freitas Branco para dar as três pancadas na noite da inauguração, relembram-se algumas das grandes histórias que este teatro guarda nas suas paredes.

Estas montras já tiveram várias valências, incluíndo, há muitas décadas, a venda de produtos de lojas situadas nas imediações no Coliseu. Uma das montras é uma caixa forte com vidro à prova de bala, porque era a montra usada por uma joalharia. Ganham agora uma valência museológica que mantém viva a memória do passado, sob a qual se alicerça o presente e o futuro.

"Montra de Histórias" inaugura às 18h30 desta quinta-feira e a entrada é livre. Poderá depois ser vista gratuitamente em dias de espetáculo. A exposição conta também com um suporte digital, em que o público poderá, através do QR Code visível em cada montra, saber mais sobre os núcleos expositivos.

"Montra de Histórias" conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto e parte da exposição "O Coliseu e a Cidade: 75 anos de histórias", inaugurada em novembro de 2017 nos Paços do Concelho.