Cláudia Pascoal apresenta o seu segundo álbum

23-05-2023

"O meu coração está dividido entre o Porto e o Minho. Está partilhado vá. Escrevi todas as canções a pensar no local onde tenho as melhores recordações. Onde vive a minha família e por consequência, a minha tradição. Decidi honrá-la e tornar este álbum uma caixinha de memórias, onde posso saltar para os verões em Arco de Baúlhe sempre que quiser. Ofereço-vos este meu grande bocado que é: dançar o vira com cabelo néon."

As palavras são de Cláudia Pascoal que define assim o seu segundo álbum. "!!" foi produzido por David Fonseca que é perentório: "Trabalhar com ela neste disco é um dos meus grandes orgulhos musicais, foi uma viagem longa e incrivelmente divertida, a observar o seu talento gigante desdobrar-se em ideias, emoções, absurdos e música, muita música. Abram alas para a Cláudia, ela vai passar!"

Em "!!", Cláudia Pascoal rodeou-se de pessoas que admira e com quem tinha o sonho de vir a trabalhar. O sonho concretizou-se em nomes como Manuela Azevedo, que com ela canta o tema "Precaução", Marante em "Onde Vais Amanhã", o momento kitsh 'a la James Bond' do disco e Natalia Lacunza, uma relação mais recente mas de igual admiração mútua, no tema "Assim Assim". À mesa sentou-se ainda Filipe Melo, quem fez os arranjos de cordas para alguns dos temas do disco e Joana Marques que dá o mote à intro e fecho do álbum.

"Aquilo que mais me atraiu na ideia de produzir o disco da Cláudia Pascoal foi a possibilidade de descobrir o seu universo particular, um sítio feito de tradições e futuro, de absurdo e realidade, um mundo que é muito claro aos olhos dela e que era urgente descobrir e descortinar." É um David Fonseca deslumbrado quem descreve "!!": "As canções são sobre momentos e pessoas específicas, mas há uma universalidade que as atravessa e que nos leva a pensar que também são nossas. Num momento está a dançar num arraial moderno com amigos, noutro está num quarto a contemplar dores do passado. De repente está abraçada à sua mãe numa declaração comovente e a seguir está a pôr um pastel de Chaves num pódio. E é neste movimento inesperado que as canções da Cláudia se encontram, num prazer gigante em estar viva e ver o mundo pelo seu olhar único, impossível de resistir."

De "!!" já são conhecidos os singles "Nasci Maria" (a canção com que regressou ao Festival da Canção este ano), "Eh Para a Frente, Eh Para Trás", "Fado Chiclete" e os mais recentes "Lugar I" & "Lugar II" e "Precaução". O álbum será editado em vinil, disponível a partir de dia 26 de maio.

"A construção técnica deste álbum é a analogia perfeita do meu desenvolvimento e da minha descoberta pessoal e enquanto artista: a primeira maquete de canção que entreguei ao David, foi gravada no telemóvel cantada ao ukulele, e a última chegou em stems pré-produzida." "!!" é o reflexo disso. "Este é o culminar de muitas horas e de muita "nerdice" ao lado do David Fonseca."

Os concertos de apresentação de "!!" serão dia 24 de maio no já esgotado Teatro Maria Matos, em Lisboa e no dia 4 de junho no Hard Club, no Porto.

Universal Music

Adriana Lua é uma artista que dispensa apresentações. Uma voz poderosa, uma presença luminosa e uma carreira que tem conquistado público após público.

Cristina Cherry é uma das vozes emergentes da nova geração da música portuguesa. Nascida a 15 de julho de 1997, em Faro, a cantora e compositora cresceu no coração do Algarve, onde cedo percebeu que o seu caminho passaria inevitavelmente pela música. Aos 21 anos, partiu do país em busca de autoconhecimento e de novas oportunidades, mas regressou...

Nascida e criada no Algarve, Yinb é uma das vozes emergentes da cena musical portuguesa. A sua abordagem ao R&B destaca-se pela forma introspetiva e etérea com que explora temas como o desenvolvimento pessoal e a ligação entre o mundo espiritual e físico. Depois de lançar os primeiros singles, aprofundou os seus conhecimentos em produção musical na...

Natural de Lagos, Marta Lima é uma das vozes emergentes da nova música portuguesa. Depois de conquistar público e crítica com os EPs Murmúrio (2023) e Postal em Branco (2025), que já somam milhares de streams, e de passar por palcos de grande dimensão como o NOS Alive, Festival F e Vodafone Paredes de Coura, a cantora regressa...