CINE AMADORA 2025: de 6 a 9 de março

13-02-2025

A cidade da Amadora volta a ser o palco da Mostra Internacional de Cinema Cine Amadora, um evento dedicado à exibição do cinema dos países de língua portuguesa, ao protagonismo feminino no audiovisual e à democratização do acesso à cultura. Após uma edição inaugural de sucesso em 2024 e um ano zero experimental em 2023, a segunda edição da Mostra, de 6 a 9 de março de 2025, traz uma programação rica e diversificada, que aposta na transversalidade de públicos e na valorização das diferentes expressões cinematográficas da lusofonia.

Destaques da Programação 2025

O Cine Amadora 2025 apresenta um programa que reúne longas e curtas-metragens, cine concertos, debates, workshops e atividades formativas, ampliando ainda mais o impacto da mostra e reforçando o papel do cinema como ferramenta de expressão, resistência e transformação social. Entre os destaques da programação:

  • Carta Branca à Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), promovendo a exibição de trabalhos académicos e incentivando o diálogo entre novas gerações de cineastas.

  • Seleção especial do Festival Olhares do Mediterrâneo, dando visibilidade à produção cinematográfica realizada por mulheres.

  • Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista (MICAR), abordando questões sociais contemporâneas e promovendo reflexões sobre racismo, imigração e identidade.

  • Cineconcerto "A Concha e o Clérigo", com Helena Silva, proporcionando uma experiência cinematográfica imersiva ao vivo.

  • Exibição do filme "Manga D'Terra", de Basil da Cunha, reforçando a ligação entre o cinema e o território da Amadora.

  • Sessões dedicadas a escolas e seniores, garantindo a inclusão de diferentes públicos e o acesso a experiências cinematográficas diversificadas.

  • Entrada gratuita para todas as sessões e workshops, reforçando o compromisso da mostra com a acessibilidade e democratização da cultura.

(C)Fronteira dos Afetos

A cantora, compositora e atriz brasileira Juliana Linhares protagonizou, nas últimas semanas, dois dos momentos mais marcantes da música ao vivo em Portugal, com atuações intensas e emocionantes na Festa Sons da Lusofonia, em Ovar, e no Festival MIMO, em Amarante. Com uma presença magnética em palco, Juliana reafirmou-se como uma das vozes mais...

Nos dias 25 e 26 de julho, Portimão voltou a ser palco de um dos eventos culturais mais vibrantes do verão algarvio: a NOITADA. Na sua segunda edição, o evento transformou as noites da cidade num verdadeiro espetáculo de arte, luz, cultura e música, atraindo milhares de pessoas de todas as idades.

O fenómeno da música urbana brasileira, Pedro Sampaio, atuou pela primeira vez no Algarve na passada sexta-feira, 25 de julho, com um concerto memorável nas emblemáticas Muralhas de Faro. A estreia do artista na região foi marcada por uma atuação explosiva, que transformou o recinto numa verdadeira rave a céu aberto.

Na noite da passada quinta-feira, 24 de julho, Soraia Tavares subiu ao palco do Lux Frágil, em Lisboa, para apresentar "Nha Storia" - o seu primeiro concerto em nome próprio. A artista celebrou este momento marcante com uma atuação intensa, emotiva e profundamente pessoal, perante uma sala esgotada e um público rendido.