Chegou o Emersivo, o festival que levará novos talentos de norte a sul

14-05-2025

A primeira edição do festival acontece nos dias 30 e 31 de maio, na Casa do Artista Amador em Louro – Vila Nova de Famalicão pelas mãos de uma co-organização das associações Ecos Culturais de Louro e A Tal Emersa, que se dedicam à promoção, divulgação e apoio do sector da cultura.

Mais do que um festival, a organização propõe-se a ser uma plataforma de partilha, encontro e circulação para artistas independentes e emergentes, abraçando uma ampla diversidade de expressões culturais como a literatura, a música, o spoken word e ainda as artes plásticas ou até o artesanato de autor.

Com uma forte aposta na inovação, na experimentação e no cruzamento de linguagens artísticas, o festival valoriza práticas culturais que operem fora dos moldes tradicionais e dos grandes circuitos. A sua natureza itinerante assenta em dois pilares: por um lado, a realização de múltiplas edições ao longo do ano — estando já agendadas duas paragens em datas a anunciar — e, por outro, o compromisso de ocupar territórios fora dos grandes centros urbanos mostrando que também se criam e se vivem experiências culturais relevantes fora das grandes cidades.

O Emersivo pretende ser um espaço de encontro entre artistas e novos públicos, incentivando a descoberta, o risco e o diálogo entre diferentes vozes e territórios. Mais do que um festival, é uma ação cultural descentralizadora que se quer acessível, inclusiva e em permanente movimento.

A primeira paragem faz-se na Casa do Artista Amador, na vila de Louro, nos dias 30 e 31 de maio. O programa, que será apresentado no dia 14 de Maio e prevê 10 atuações nos dois dias de festival bem como 2 apresentações literárias, e um ciclo de conversas que junta artistas, programadores e produtores.

Às iniciativas já programadas juntar-se-á 2 atuações provenientes do processo de open call em curso até dia 20 de maio.

Até ao momento já estão programados os seguintes artistas: Ana Tereza, DJ Marafada, Fernando Leal, Fusível, Kilavra, Must Be Blue, Mutu, Sara Martins, Tabea, The Elephant Woman e Tiago Marcos.

A par da programação e seguindo a linha de apoio a artistas emergentes, o festival abriu open calls procurando projetos que se relacionem com o propósito do emersivo.

Podem-se candidatar artistas, coletivos ou grupos culturais de qualquer localidade, com propostas autorais. Não há restrição de idade, nacionalidade ou trajetória profissional. Todos os projetos apresentados estão sujeitos a uma curadoria por parte das nossas equipas e serão consideradas candidaturas com obras originais.

Na edição de Vila Nova de Famalicão serão aceites propostas nas categorias de Música, Spoken Word e Apresentações Literárias.

Com as mesmas características está aberta uma open call que convida à participação de artesãos e artistas plásticos no Mercadinho Emergente.

O Festival Emersivo é uma iniciativa da associação A Tal Emersa – Associação Cultural de Artistas, Produtores e Jornalistas Independentes, em co-organização com a Associação Ecos Culturais do Louro.


Após uma estreia de sucesso e uma trajetória marcada por números expressivos, a HBO Max confirma que a segunda temporada de BELEZA FATAL está em desenvolvimento. Produzida pela Coração da Selva para a Warner Bros. Discovery, a primeira telenovela nacional original da plataforma encerrou a sua primeira fase em março deste ano com recordes de...

O Disney+ revelou o novo teaser e a key art da segunda temporada de "Paradise", série nomeada para os Emmy®. A estreia está marcada para segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026, com a disponibilização de três episódios, seguindo-se novos episódios todas as semanas na plataforma.

Scarlett Johansson vai liderar o elenco de um novo filme da saga O Exorcista, avançou a publicação norte-americana Deadline. A produção, que marca uma nova etapa para a icónica franchise de terror, está a ser apresentada como uma "abordagem radical", assinada em argumento e realização por Mike Flanagan, um dos nomes mais influentes do género na...