Charli Elle atua dia 6 de setembro nas Festas do Mar, em Cascais

08-08-2025

Charli Elle é uma das confirmações para a edição deste ano das Festas do Mar, em Cascais, anunciou a organização, em conferência de imprensa. A artista, nascida e criada na cidade, sobe ao palco principal no dia 6 de setembro, pelas 19h, para um espetáculo no qual vai apresentar o álbum de estreia, "From Me To Her", o novo single '2 Hot 2 Handle' e algumas novidades.

"Vai ser um concerto cheio de energia, emoção e umas surpresas boas, incluindo uma convidada muito especial e a estreia de um tema inédito. Sinto uma mistura de gratidão, nervos miudinhos e uma vontade gigante de dar tudo o que tenho para fazer um espetáculo que fique na memória de todos os que lá estiverem", revela Charli Elle. "Tocar em casa tem sempre um peso especial. É aqui que tudo começou, onde estão as pessoas que me viram crescer e que acompanharam cada passo. Mas há algo mais: cresci a vir às Festas do Mar, a assistir a concertos, a imaginar o dia em que seria eu a atuar. Esse sonho ficou comigo desde sempre, por isso estar agora ali, no palco principal, é mais do que um concerto - é um sonho antigo a tornar-se realidade. E fazê-lo num dos eventos mais emblemáticos da Linha de Cascais é mesmo um privilégio", acrescenta a artista.

Formada em Teatro Musical e Representação para Cinema, pela American Musical and Dramatic Academy, e em Jazz e Música Contemporânea, na New School for Jazz & Contemporary Music, ambas em Nova Iorque, Charli Elle é uma das mais promissoras artistas emergentes da Pop Rock nacional. Detentora de uma voz poderosa e um talento nato para a composição, foi destacada pela MTV como artista MTV Push em 2024 e é criadora de conteúdos que somam milhões de visualizações no TikTok e Instagram, através dos quais alerta para causas sociais como a igualdade de género, os direitos humanos e a liberdade de expressão.

Editado em 2024, o álbum de estreia de Charli Elle, "From Me to Her", inclui os singles 'WW3' - com airplay na Rádio Comercial -, 'Parachute' - com rotação na Antena 1 e RDP Internacional -, 'Woman' e 'Selfish Lover'. Já este ano, a cantora e compositora lançou o tema '2 Hot 2 Handle', produzido por João Gaspar (Mimicat, Wander Isaac, JOSH), com quem já tinha colaborado no primeiro disco.

Charli Elle conta que '2 Hot 2 Handle' "é sobre o empoderamento do desejo feminino, sobre tomar as rédeas da intimidade de forma confiante e calorosa A letra descreve uma semana de espera, durante a qual há uma tensão crescente, que culmina num encontro que promete ser inesquecível. O refrão - 'Turn down the lights / Light up a candle' - introduz o cenário romântico. O domingo parece ser o prolongamento desse êxtase, um espaço sem limites onde o tempo e o desejo se estendem".

O single mais recente de Charli Elle deu o mote um 2025 intenso e recheado de novidades. A atuação nas Festas do Mar marca mais um passo na afirmação da artista, que tem vindo a destacar-se no novo panorama musical nacional, cruzando referências nostálgicas com um reportório autoral e contemporâneo e uma postura irreverente.

Cantora, compositora e performer, Charli Elle é uma promissora artista portuguesa, detentora de uma voz poderosa e um talento nato para a composição. Destaca-se, também, pela presença marcante no digital, onde soma milhões de visualizações e afirma a sua preocupação com causas sociais como a igualdade de género, os direitos humanos e a liberdade de expressão.

Charlene "Charli" Elle descobriu a música ainda criança, enquanto se deixava embalar pelas canções da bisavó e se inspirava pelos relatos sobre o trisavô e o tetravô, que eram ambos maestros. Aos oito anos já estudava canto, piano e guitarra, apaixonando-se pelo palco e estúdio. Colecionou prémios na prestigiada competição sul-africana da National Eisteddfod Academy e formou-se em Teatro Musical e Representação para Cinema, na American Musical and Dramatic Academy, e em Jazz e Música Contemporânea, pela New School for Jazz & Contemporary Music, ambas em Nova Iorque.

Influenciada por artistas icónicos como Amy Winehouse, Jamiroquai, Kool & the Gang, Joss Stone, Jessie J, HMB e The Black Mamba, entre outros, Charli Elle estreou-se em 2020, com o primeiro single 'GTFO'. Em 2023 lançou 'WW3' - destacado pela Rádio Comercial no programa Fast Forward, de Vasco Palmeirim -, 'Parachute' - com airplay na Antena 1 e RDP Internacional - e 'Woman'. Estes temas anteciparam o álbum de estreia "From Me to Her", editado em 2024 e que inclui, ainda, o single 'Selfish Lover'. Nesse mesmo ano, enquanto se consolidava como cantora, compositora e intérprete, foi selecionada para pela MTV como artista MTV Push.

Já em 2025, Charli Elle dá início a uma nova fase da sua carreira com o single '2 Hot 2 Handle'. Com este tema sobre desejo e empoderamento feminino com uma sonoridade Pop com influencias Disco e Funk , a cantora e compositora continua a surpreender com a sua autenticidade, carisma e sonoridade envolvente, com as quais tem vindo a conquistar Portugal e o mundo.

WE LOVE MUSIC  | Foto:D.R.

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Aos 17 anos, Afonso Silva é já uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa. Natural de Portimão, o jovem cantor e compositor deu os primeiros passos no fado — género que ainda hoje marca a sua forma intensa de interpretar — e tem vindo a construir um percurso artístico que cruza música, teatro e dança.

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...

Conversamos com Aritson Lúcio, conhecido no mundo do Hip Hop como Da-Skill, um nome de peso no rap lusófono. Artista angolano, criado no Barreiro, em Portugal, Da-Skill iniciou a sua trajetória em 1999 e desde então vem trilhando um caminho marcado por dedicação, inovação e uma profunda ligação com as suas raízes culturais.