''Catfish Kate'' é o novo single dos Pixies

"Catfish Kate" é o segundo single de Beneath The Eyrie, o novo álbum dos Pixies, editado pela BMG, com data de lançamento prevista para o dia 13 de Setembro de 2019 e cujatour mundial passará pelo Campo Pequeno a 25 de Outubro deste ano. 

Foram três décadas marcadas por separações e momentos atribulados, a banda separou-se em 2004 e Beneath The Eyrie é o terceiro álbum desde a reunião em 2014. Apesar das várias mexidas, a formação permanece praticamente inalterada desde a sua fundação, com Black Francis (voz/guitarra), Joey Santiago (guitarra) David Lovering (bateria) e Paz Lenchantin (baixo) que entrou para o lugar de Kim Deal. 

O mais recente single "Catfish Kate" é uma viagem introspectiva à imaginação e à infância do compositor e vocalista Black Francis e o vídeo uma interpretação visual da letra da canção: "Esta é uma história da minha infância que me foi contada pelo meu pai. Mais tarde passei a mesma história aos meus filhos. Passa-se no ano de 1800, Kate vive nas montanhas de South Dakota, um dia cai acidentalmente para o rio e é arrastada para o fundo por um peixe-gato gigante com o qual luta pela sobrevivência. Existe qualquer coisa de gótico associado a esta história, uma mulher que luta com um peixe gigante, e emerge das águas com a pele do peixe sobre o seu corpo, usando-a como se fosse a sua nova pele. Kate vence." refere Black Francis.

Clique na imagem para ver o vídeo "Catfish Kate"

O vídeo foi criado e produzido pelo colectivo Krank!, sediado em Berlim e em Manchester, que recorreu a técnicas manuais e digitais de animação. Colectivo que também produziu, em 2016, o vídeo para a canção "Tenement Song" do disco Head Carrier dos Pixies. 

"Catfish Kate" segue "On Graveyard Hill" o primeiro single do álbum Beneath The Eyrie, produzido por Tom Dalgetyand (Ghost, Royal Blood) e gravado em Dezembro nos Dreamland Studios em Nova Iorque. O podcast "It's a Pixies Podcast", realizado pelo jornalista Tony Fletcher documenta o processo de gravação em estúdio. Os episódios acompanham de perto a interação entre os membros da banda e como é que as canções evoluíram a partir de um simples riff de guitarra. O sétimo podcast estará disponível esta Quinta-feira, 8 de Agosto em todas as plataformas. Os episódios podem ser escutados aqui.

É já no próximo dia 31 de Agosto que a banda inicia a tour de Beneath The Eyre no Daydream Festival em Pasadena, Califórnia, rumando depois ao Reino Unido. Esta digressão marca o regresso dos Pixies à estrada após dois anos de pausa e terá passagem por 33 cidades e 16 países europeus, entre os quais Portugal no dia 25 de Outubro. Os bilhetes já se encontram disponíveis na Ticketline e pontos de venda oficiais.

Publicidade | Foto: Direitos Reservados