Catálogo da lendária editora Hyperion Records disponível para streaming pela primeira vez

06-08-2023

Quatro meses após a sua aquisição pelo Universal Music Group (UMG), a multipremiada editora Hyperion Records disponibiliza pela primeira vez em todas as plataformas de streaming os tesouros do seu celebrado catálogo de gravações de 43 anos.

A Hyperion estabeleceu uma meta ambiciosa de lançar todo o catálogo de mais de 2 mil gravações para streaming até à primavera de 2024. Os primeiros 200 álbuns já foram lançados, com os seguintes discos a serem lançados quinzenalmente a partir de 15 de setembro de 2023.

Além do lançamento inicial de 200 álbuns do catálogo, três dos mais recentes lançamentos da Hyperion também estão disponíveis para streaming. Isso inclui o último álbum dedicado a Dvořák do Takács Quartet, premiado nos Grammys; uma seleção deslumbrante de hinos corais de Stephen Layton e do Trinity College Choir Cambridge, e uma nova edição da aclamada investigação do The Orlando Consort sobre o grande poeta e compositor francês Guillaume de Machaut.

No futuro, todos os novos títulos da Hyperion estarão simultaneamente disponíveis para streaming, compra física e download.

Os primeiros 200 álbuns do catálogo lançados foram selecionados para representar a história da editora, celebrando as qualidades que fizeram da editora britânica Hyperion um farol de excelência da música clássica nas últimas quatro décadas. Existem gravações importantes de muitos dos formidáveis artistas da Hyperion, incluindo Arcangelo, Mahan Esfahani, Marc-André Hamelin, Angela Hewitt, Sir Stephen Hough, Alina Ibragimova, Steven Isserlis, Steven Osborne, Polyphony, Howard Shelley, Takács Quartet, entre muitos outros.

As escolhas demonstram a reputação incomparável da editora em explorar um amplo repertório, abrangendo 900 anos de música ocidental, do século XII até à atualidade, entre o sagrado e o secular, coral e vocal solo, passando pela música orquestral, de câmara e instrumental, muita da qual é exclusiva da Hyperion.

Os destaques incluem a gravação inovadora e extremamente bem-sucedida dos Gothic Voices de Hildegard von Bingen, "A feather on the breath of God", que continua a ser um dos álbuns de música antiga mais vendidos de todos os tempos; a célebre gravação "Infelix ego", de William Byrd, pelo Cardinall's Musick; as obras para piano de Federico Mompou por Stephen Hough e a colaboração de Arcangelo com Iestyn Davies nas Cantatas de J.S. Bach, para citar apenas alguns.

Universal Music

O Coala Festival volta a Cascais nos dias 30 e 31 de maio para a sua terceira edição em Portugal, com o Hipódromo Manuel Possolo como palco principal. Slow J, Bonga e Lulu Santos são os primeiros nomes confirmados do cartaz. Os bilhetes já estão à venda, com opções para relvado e VIP.

A cantautora canadiana Michelle Gurevich regressa a Portugal em Fevereiro para dois concertos: a 19, na Casa da Música, no Porto, e a 21, no LAV – Lisboa ao Vivo. Os espectáculos marcam a apresentação do seu sétimo álbum, It Was the Moment, considerado um dos trabalhos mais intensos e pessoais da sua carreira.

Rui Veloso vai apresentar dois concertos especiais em 2026, num formato intimista de trio de guitarras e com palco 360º. Os espetáculos estão marcados para 9 de outubro na Super Bock Arena, no Porto, e 17 de outubro no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

Depois de concertos memoráveis em 2023 e no início de 2024, The Amy Winehouse Band volta a Portugal com uma nova digressão que celebra a música e o legado de Amy Winehouse. Liderada por Dale Davis, director musical e baixista da artista, a banda atua em Lisboa, no LAV – Lisboa ao Vivo, a 9 de Abril, e em Aveiro, no Teatro Aveirense, a 10 de Abril....

Publicidade