O pianista e compositor arménio Tigran Hamasyan regressa à Casa da Música, no Porto, no dia 21 de Abril de 2026, para a primeira apresentação do seu novo projecto, "Manifeste".
Carlos Mendes celebra 60 anos de carreira com lançamento de coletânea com 60 canções

Carlos Mendes, autor, compositor e intérprete de temas intemporais como Festa da Vida, Amélia dos Olhos Doces, Ruas de Lisboa, Alcácer que Vier e Siripipi de Benguela, celebra seis décadas de uma carreira que marcou — e continua a marcar — gerações de portugueses. Com um total de 22 discos editados, o artista é agora homenageado com uma coletânea que revisita o seu vasto e admirável percurso musical.
A editora Lusitanian lança, através da etiqueta The Mysterious Carlos Mendes, o álbum "Arquitecto de Sons – 60 Anos de Canções", uma compilação com 60 temas que percorrem toda a vida artística de um dos maiores nomes da música popular portuguesa. Do grupo Sheiks, passando pelas suas emblemáticas participações no Festival da Canção, até aos êxitos que definiram a sua carreira a solo, este lançamento convida o público a redescobrir Carlos Mendes sob uma nova luz.
Todos os temas foram remasterizados e cuidadosamente tratados por Nelson Canoa, assegurando uma experiência sonora renovada e fiel ao legado deste verdadeiro "arquitecto de sons". O álbum estará disponível a 24 de outubro, em formato CD e em todas as plataformas digitais.
Carlos Mendes conquistou duas vitórias no Festival da Canção, respetivamente em 1968, com Verão, e em 1972, com Festa da Vida. Em 1973, concluiu o curso de Arquitetura, profissão que abandonaria pouco depois para se dedicar inteiramente à música.
Em 1976, fundou, juntamente com nomes como Paulo de Carvalho e Fernando Tordo, a primeira editora discográfica independente portuguesa — Toma Lá Disco. Ao longo dos anos, distinguiu-se também como autor e apresentador de programas de televisão, entre os quais o talk-show "Falas Tu ou Falo Eu", e tem desenvolvido uma sólida atividade no canto lírico, tanto como intérprete como professor.
Mais recentemente, no passado dia 16 de outubro, Carlos Mendes viajou até ao Algarve para participar no programa da rádio Alvor FM, "Choque Frontal ao Vivo", gravado no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. Durante a conversa com os radialistas Ricardo Coelho e Júlio Ferreira, foram revisitados momentos marcantes da sua longa carreira — dos primeiros passos com os Sheiks às memoráveis atuações nos festivais da canção, passando pelas amizades e colaborações com nomes incontornáveis como Fernando Tordo.
Com "Arquitecto de Sons – 60 Anos de Canções", Carlos Mendes reafirma o seu lugar como uma das vozes mais queridas e influentes da música portuguesa.
Cara de Espelho revelam novos detalhes de "B", o álbum que será editado a 30 de janeiro de 2026 e que dá continuidade ao percurso iniciado com o trabalho homónimo de estreia. Com um título conciso e sugestivo, "B" convoca a ideia de "lado B": um território complementar, onde a banda aprofunda o cruzamento entre palavra, crítica social e...
Gentleman ao vivo em Lisboa no próximo ano
O icónico artista de reggae, Gentleman, regressa a Lisboa com "Gentleman – Live 2026", no dia 18 de setembro do próximo ano, às 21h30, no LAV – Lisboa Ao Vivo.
Depois do lançamento de "Agradeço o Convite", os Los Romeros celebram a quadra natalícia com uma Live Session Especial de Natal, já disponível no seu canal de YouTube. A iniciativa surge da vontade da banda de estar mais próxima do público e de partilhar, nesta época festiva, aquilo que sempre os uniu: a música.




