Cantautor brasileiro Geraldo Azevedo anuncia concertos no Porto e em Lisboa

15-03-2023

Um dos grandes cantautores brasileiros, Geraldo Azevedo vem a Portugal para duas apresentações no país com o qual partilha diversos laços. Ele irá se apresentar na Casa da Música, no Porto, no dia 6 de maio e no Teatro Tivoli, em Lisboa, no dia 14. A produção é da Backstage.

"Azevedo é um nome de origem portuguesa. Os meus últimos chapéus eu comprei na Casa Azevedo em Portugal, inclusive o Fernando Pessoa comprava chapéus lá também (risos). A minha ligação com Portugal é natural e viva. Várias vezes já cantei lá. Participei de um festival de todos os países de língua portuguesa e foi maravilhoso. Sempre toco em Lisboa e não tem jeito de não passar pela cidade, mas já toquei em outros lugares como Tondela, Porto, entre outros mais no interior", lembra o brasileiro de 78 anos, que se apresentou em Portugal pela última vez em 2018 no projeto "Grande Encontro", com Alceu Valença e Elba Ramalho.

No novo concerto, Geraldo Azevedo apresentará um formato mais intimista, que passa por seus mais de 50 anos de carreira desde os primeiros êxitos, como "Táxi Lunar" (Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Zé Ramalho), "Bicho de Sete Cabeças" (Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, e Renato Rocha), e "Caravana", até canções do seu mais recente trabalho com Chico César, o show "Violivoz".

"Gosto muito desse formato, porque tenho liberdade de repertório. Se eu tocar uma música romântica e vir que o público gosta, logo coloco outra. Mas se eu vir que o público quer dançar, eu toco um forró, assim eu vejo todo mundo dançando", explica Geraldo Azevedo.

Em cada um dos concertos, Geraldo Azevedo terá um grande encontro pela frente. Na cidade do Porto, tem a filha a viver lá. Em Lisboa, poderá encontrar um velho parceiro de música e vida.

"Portugal cada vez mais acolhe os brasileiros. A minha filha mora no Porto. Um parceiro como Alceu (Valença) tem uma casa em Lisboa. Amo Portugal. É muito lindo o país todo. Muita alegria poder voltar", conta o artista de Pernambuco, que vê clara influência da música portuguesa na brasileira:

"O fado tem uma ligação muito grande com a nossa música. Lá no Nordeste, a gente herdou as cirandas, a nau catrineta, que tem um sotaque das raízes portuguesas. Até mesmo frevo de bloco tem muito de português com aquelas introduções musicais. A gente vê a essência portuguesa na formação musical brasileira".

Ana C. Fiedler | Foto: Leo Martins

Publicidade