Calema lançam novo single, ''Emmène Moi'', já disponível

27-01-2024

"Emmène Moi" é o início de uma nova era na carreira dos Calema. O novo single, já disponível, mistura a pop com sonoridades latinas e afro e reafirma o sucesso cada vez maior que a dupla tem conquistado em França, com uma letra cantada em francês.

Esta não é a única novidade dos irmãos António e Fradique, que se encontram também a trabalhar num novo álbum, intitulado "Voyage", que será uma viagem por novas composições cantadas em francês e em português. O álbum será lançado ainda este ano.

Em 2024, os Calema preparam-se ainda para celebrar 15 anos de carreira com dois concertos muito especiais na Altice Arena, em Lisboa, nos dias 12 e 13 de abril. A digressão "Voyage Tour" também vai passar por França, onde a dupla tem cimentado a sua popularidade, mais precisamente pela Accor Arena, em Paris, no dia 10 de janeiro de 2025. Esta é a primeira vez que um grupo lusófono atua na maior arena coberta em Paris.

"Emmène Moi" sucede-se a um 2023 extraordinário para o grupo. Entraram para o top 10 dos artistas mais ouvidos no Spotify em Portugal e lançaram grandes êxitos, como "Perfume", "A Nossa Dança" ou as versões acústicas de "Te Amo" e "Onde Anda". Foram ainda nomeados para os prémios mais importantes da música em França, os NRJ Music Awards 2023.

Universal Music | Foto:Direitos Rservados

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Aos 17 anos, Afonso Silva é já uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa. Natural de Portimão, o jovem cantor e compositor deu os primeiros passos no fado — género que ainda hoje marca a sua forma intensa de interpretar — e tem vindo a construir um percurso artístico que cruza música, teatro e dança.

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...

Conversamos com Aritson Lúcio, conhecido no mundo do Hip Hop como Da-Skill, um nome de peso no rap lusófono. Artista angolano, criado no Barreiro, em Portugal, Da-Skill iniciou a sua trajetória em 1999 e desde então vem trilhando um caminho marcado por dedicação, inovação e uma profunda ligação com as suas raízes culturais.