Calema lançam novo EP, ''Voyage – Part 1''

02-08-2024

O duo Calema, composto pelos irmãos Fradique e António Mendes Ferreira, lançam o seu aguardado EP intitulado Voyage Part 1. Este trabalho celebra as raízes africanas dos artistas, trazendo histórias profundas de família, emigração e resiliência. Um dos destaques do EP é o single "Distinu", que conta com a participação especial de Dino d'Santiago.

A introdução do EP Voyage Part 1 é uma viagem nostálgica que nos leva ao início da carreira dos Calema. Tudo começou quando Fradique estava na praia e, juntamente com familiares, decidiram chamar António, que se encontrava na roça do avô. Juntos, deslocaram-se para a cidade para participar num festival, no qual não tinham sido oficialmente convidados. No entanto, conseguiram subir ao palco e cantar duas canções. A reação do público foi tão positiva que os irmãos perceberam que não tinham escolhido a música, mas sim, a música os tinha escolhido.

Essa ligação familiar está presente no single "Distinu", uma homenagem emotiva ao avô materno dos Calema, conhecido como Nho Toto. A canção narra a dura trajetória de emigração de Cabo Verde para São Tomé, enfrentando adversidades e procurando um futuro melhor. A colaboração com Dino d'Santiago traz uma profundidade emocional e uma relação poderosa com a história de muitas famílias africanas.

O EP Voyage Part 1 contém ainda mais três temas: "Xinguinha" – uma homenagem à avó paterna dos Calema, relembra os tempos de união familiar em torno do prato típico de São Tomé, o calulu; "Alice" – Esta canção conta a história de uma jovem europeia que se apaixona por um local durante as suas férias em São Tomé. Uma canção que explora os desafios dos amores de verão com realidades distintas; e "Diaxi Má Kua Buaru" – Com um título que significa "o dia que as coisas melhorarem" em português, a canção fala sobre um emigrante que deixa a sua terra natal e a sua família em busca de melhores condições.

Este EP foi criado durante a pandemia, um período de reflexão profunda para osCalema. As canções expressam a vontade de se relacionarem com as suas raízes e terras natais, destacando a importância da família e os sacrifícios feitos por amor.

Universal Music | Foto:D.R.

Natural de Lagos, Marta Lima é uma das vozes emergentes da nova música portuguesa. Depois de conquistar público e crítica com os EPs Murmúrio (2023) e Postal em Branco (2025), que já somam milhares de streams, e de passar por palcos de grande dimensão como o NOS Alive, Festival F e Vodafone Paredes de Coura, a cantora regressa...

A FATACIL, em Lagoa, um dos maiores palcos culturais e populares do Algarve, recebe este sábado, 30 de agosto, uma banda que marcou várias gerações da música portuguesa. Com quase quatro décadas de carreira, sucessos que se tornaram hinos e uma energia que continua a conquistar plateias, os Delfins regressam a este certame, 29 anos depois da sua...

O nosso convidado é Bruno Sobral, o músico e produtor que dá vida a Tsunamiz, um dos projetos mais originais e independentes da cena musical portuguesa. Ao longo da última década, construiu um percurso singular: sete álbuns editados, dezenas de singles e um estilo inconfundível que cruza indie pop, rock alternativo, música eletrónica, hip hop e...

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.