Bono, músico e ativista, lança livro de memórias em novembro, intitulado ''Surrender''

13-05-2022

Bono -artista, ativista e vocalista da banda de rock irlandesa U2 - escreveu um livro de memórias, SURRENDER, que será publicado pela editora Alfred A. Knopf no dia 1 de novembro de 2022. O anúncio foi feito por Reagan Arthur, vice-presidente executivo e editor da Knopf. Representado por Jonny Geller na Curtis Brown, Ltd., SURRENDER será publicado em capa dura e ebook, e em áudio livro pela Penguin Random House, narrado por Bono. O livro será lançado simultaneamente em todo o mundo, nomeadamente em quinze territórios.

Como um dos artistas mais icónicos do mundo da música, a carreira de Bono tem sido amplamente documentada. Mas em SURRENDER, é Bono quem pega na caneta, escrevendo pela primeira vez sobre a sua vida notável e sobre aqueles com quem a partilhou. Através da sua voz única, Bono leva-nos desde os primeiros dias em que crescia em Dublin, incluindo a perda repentina da sua mãe quando tinha 14 anos, até ao percurso improvável dos U2 que se tornaram numa das bandas de rock mais influentes do mundo, passando pelos seus mais de vinte anos de ativismo dedicado à luta contra a SIDA e a pobreza extrema. Escrevendo com franqueza, autorreflexão e humor, Bono abre a porta da sua vida - e da família, amigos e fé que o sustentaram, desafiaram e moldaram.

O subtítulo de SURRENDER, "40 Songs, One Story", é uma referência aos quarenta capítulos do livro, cada um com o nome de uma canção dos U2. Bono também criou quarenta desenhos originais para SURRENDER. Foi ainda lançado esta semana nas plataformas digitais dos U2 um vídeo de animação, narrado por Bono e baseado em alguns dos seus desenhos. O vídeo ilustra um excerto do capítulo "Out of Control" de SURRENDER, no qual Bono conta a história de como escreveu o primeiro single dos U2 no dia 10 de maio de 1978 - data em que celebrou 18 anos, exatamente há quarenta e quatro anos.

"Toda a paixão que Bono traz para a sua música e a sua vida ele também traz para cada página", diz Arthur, que também é editor de Bono. "Há sete anos, outra lenda, o falecido editor da Knopf, Sonny Mehta, adquiriu o livro, porque ele sabia que Bono se encaixa na tradição dos contadores de histórias literários irlandeses, e tivemos a sorte de ter as anotações de Sonny num rascunho inicial do manuscrito. Temos mais sorte ainda que Bono não apenas tenha uma história pessoal dramática para contar, mas também que seja um escritor verdadeiramente talentoso. SURRENDER é honesto, íntimo, irreverente e profundo - um livro de memórias deslumbrante de uma vida notável."

Diz Bono: "Quando comecei a escrever este livro, esperava detalhar o que antes só traçava em esboços nas canções. As pessoas, os lugares e as possibilidades na minha vida. Surrender [Rendição] é, para mim, uma palavra carregada de significado. Crescer na Irlanda nos anos 1970 com os punhos para cima (musicalmente falando), não era um conceito natural. Uma palavra que só destaquei até reunir os meus pensamentos para o livro. Ainda luto com esta ideia. Na banda, no meu casamento, na minha fé, na minha vida como ativista. Surrender é a história da falta de progresso de um peregrino... Com uma boa quantidade de diversão ao longo do caminho."

Universal Music